Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Hemoal Maceió lança 2ª edição da Campanha Torcedor Sangue Bom e vai sortear camisa oficial e autografada do CRB

Iniciada nesta quinta (23), ação vai ocorrer até o dia 23 de outubro e visa manter estabilizado o estoque de sangue do hemocentro

Na semana em que o CRB completa 109 anos de criação e a torcida volta ao Rei Pelé, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) lança a Campanha Torcedor Sangue Bom, voltada para os torcedores regatianos. Com isso, a partir desta quinta-feira (23), os voluntários que doarem sangue estarão participando do sorteio de uma camisa oficial e autografada pelos jogadores do Galo da Pajuçara.

Para participar da Campanha Torcedor Sangue Bom, que vai até o dia 23 de outubro, basta comparecer ao Hemoal Maceió, realizar a doação de sangue e deixar registrado o nome em uma urna, assinalando o time do coração e informando o número do telefone para contato. No dia 25 de outubro, às 11h, na sede do hemocentro e, em solenidade aberta ao público, haverá o sorteio da camisa oficial e autografada do CRB.

Leia também

A ação, além de contemplar um dos milhares de torcedores do CRB com a camisa oficial e autografada do time, vai contribuir para manter estabilizado o estoque de sangue do Hemoal. Isso porque a Unidade Maceió tem a atribuição de fornecer sangue aos moradores dos 56 municípios que integram a I Macrorregião de Saúde, formada pela capital, Litorais Norte e Sul, além do Vale do Paraíba e Zona da Mata.

“Através da parceria com o CRB, que comemorou seus 109 anos na última segunda (20), vamos mobilizar os torcedores do Galo para que, através da solidariedade, demonstrem seu amor pelo time. É hora dos regatianos comprovarem, na prática, que são, realmente, sangue bom”, ressaltou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Para o coordenador do Comitê Gestor do CRB, Enaldo Marques, o Galo sempre esteve voltado para a promoção da cidadania e nunca se furtou de colaborar com ações sociais, como a doação de sangue. Isso porque, segundo ele, doar sangue é uma causa nobre e imprescindível para salvar vidas, uma vez que o hemocomponente não se fabrica artificialmente.

“Nós temos uma torcida apaixonada pelo Clube de Regatas Brasil, que torce e apoia, e que, nesses momentos, também é solidária a abraça causas nobre. É por isso que valorizamos tanto a nossa participação na Campanha Torcedor Sangue Bom e convocamos toda a torcida para doar sangue e salvar vidas. Doar sangue é um ato de amor e, por isso, sabemos da força que temos com a nossa torcida e o quanto podemos contribuir”, enfatizou.

Critérios para Doação de Sangue

Para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. É necessário, ainda, comparecer ao Hemoal, portando um documento de identificação com foto e usando máscara.

Para os menores de 18 anos, é exigido comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os documentos originais. Caso o voluntário tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas, fica impedido de doar sangue.

Quanto à doação de sangue feminina, é proibida, apenas, se a mulher estiver grávida ou amamentando. E, para repetir a doação, as mulheres devem aguardar três meses e os homens só podem doar após dois meses. Caso o voluntário tenha feito uma tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado um piercing, só pode doar sangue após 12 meses.

Covid-19

Se o candidato à doação foi infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 30 dias, que devem ser contados após a recuperação. Contudo, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos 14 dias subsequentes, não apresentar sintomas da Covid-19, poderá se candidatar à doação de sangue.

No caso dos voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo para doar sangue. No caso da vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas e, no caso dos imunizantes AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

CRB

Relacionadas