FAF divulga regulamento oficial e confirma início do Alagoano para 19 de janeiro de 2022

Competição terá a participação de oito clubes; regras da Copa Alagoas também foram divulgadas, com início em 9 de janeiro

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) divulgou na tarde desta quarta-feira (24) o regulamento específico do Campeonato Alagoano de 2022. O Estadual tem início no dia 19 de janeiro e previsão de término para o dia 2 de abril.

Oito times do Estado estarão na disputa, jogando entre si apenas em partidas de ida na fase inicial. Os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. O Alagoano 2022 terá ASA, CSA, CRB, CSE, Desportivo Aliança, Cruzeiro, Jaciobá e Murici participando da corrida pelo título.

As regras para este campeonato:

O Campeonato Alagoano de 2022 será disputado em três fases, sendo elas: Primeira Fase, Semifinal e Final, além da disputa de Terceiro Lugar, e a Seletiva da Copa do Brasil 2023, caso necessário.

Na Primeira Fase, os clubes jogam entre si em formato de jogos somente de ida, com cada clube competindo um total de 7 (sete) jogos para cada.

Ao final da Primeira Fase, as equipes classificadas nos quatro primeiros lugares estarão classificadas para a Fase Semifinal do Alagoano de 2022.

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes na Primeira Fase da competição, o desempate será efetuado observando os seguintes critérios:

1- Maior número de vitórias;

2- Melhor saldo de gols;

3- Maior número de gols marcados;

4 – Confronto direto, somente na hipótese de ocorrer entre dois Clubes, sem levar em consideração o gol qualificado fora de casa;

5 – Menor número de cartões vermelhos recebidos;

6– Menor número de cartões amarelos recebidos;

7 – Sorteio.

Disputa pelo terceiro lugar:

Na disputa pelo terceiro lugar, os clubes desclassificados na Fase Semifinal se enfrentarão em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida daquele com melhor campanha somadas todas as fases anteriores.

Em caso de empate em pontos ganhos entre os dois clubes, o desempate para efeito de definir o 3° colocado será realizado observando certos critérios, como:

I – Melhor saldo de gols das equipes nas duas partidas;

II – Cobrança de pênaltis de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Representante da Série D do Brasileiro:

O Campeão Alagoano de 2022 será um dos representantes no Campeonato Brasileiro da Série D de 2023, conforme disposto em ofício encaminhado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), exceto para os representantes já classificados para as competições nacionais.

Em relação ao rebaixamento, o time classificado na oitava posição da competição será rebaixado ao Campeonato Alagoano Sub 23 – Série B de 2023.

E fica estabelecido o acesso do Campeão Alagoano Sub 23, Série B 2022, para disputar a Série A do Campeonato Alagoano de Futebol de 2023.

Novas regras e cobranças sobre os estádios:

Segundo o novo regulamento, todos os Clubes mandantes deverão obrigatoriamente ter um local adequado e isolado em seus estádios para acomodar a Diretoria da associação visitante, com capacidade para até dez pessoas e mais vinte ingressos de arquibancada. Os locais dos jogos serão determinados de acordo com a tabela elaborada pelo Departamento de Competições da FAF e será parte integrante do presente regulamento.

Caso o clube não informe ou não tenha seu estádio aprovado para as realizações de partidas em sua cidade, a designação do local onde serão realizadas as partidas será do Departamento de Competições da FAF.

Além das cobranças sobre regimentos internos e liberações desportivas para a prática do esporte nos estádios, outras medidas foram cobradas pela FAF. Todos os estádios deverão dispor de sistema de iluminação artificial, permitindo que haja jogos no período da noite.

Todos os estádios deverão dispor de gramado em bom estado de conservação que esteja adequado à boa prática do futebol, caso o estado do gramado não esteja de acordo com as regras previstas pela Federação, o Clube mandante estará sujeito à multa de R$ 10.000,00 e encaminhamento da matéria ao TJD/AL.

Caso a aprovação do estádio não seja feita até o dia 07/01/2022, a Federação Alagoana de Futebol determinará a substituição do local, até que sejam tomadas todas as devidas providências para sua aprovação.

Além destas questões, os Clubes se submetem às demandas da Diretriz Técnica que trata das regras sobre as cabines de transmissão, vestiários e condições de gramado, cujas condições são obrigatórias para a realização do Campeonato.

Copa Alagoas com novo formato e regulamentos atualizados:

Com novo formato, a competição começará no dia 09 de janeiro e tem previsão de término no dia 10 de abril. Na primeira fase, os clubes foram divididos em dois grupos com oito times em que os integrantes do Grupo A enfrentaram os adversários do Grupo B.

Grupo A será composto por CSA, ASA, Desportivo Aliança, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde. O Grupo B terá CRB, CSE, Murici, Cruzeiro, CEO, Agrimaq Pilarense, FF Comercial e Dínamo.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Na sequência, os times jogam a semifinal e disputam a grande final.

A Copa Alagoas 2022, será disputada em quatro fases distintas, com uma fase a mais que o Campeonato Alagoano, serão elas: Primeira Fase, Quartas de Final, Fase Semifinal e Fase Final, que será decidia em jogo único. Na Primeira Fase, os Clubes serão divididos em dois grupos, A e B, compostos por 4 Clubes do Alagoano da Série A de 2022 e outros 4 Clubes do Alagoano Sub 23 – Série B, definidos de acordo com a classificação final das duas últimas competições, confira a divisão dos grupos:

Chaveamento das equipes para a competição, divididos em dois grupos - Foto: FAF

Ao final da Primeira Fase, os Clubes desclassificados ocuparão do 9° ao 16° lugares na classificação final da Copa Alagoas 2022, observando-se, caso necessário, os critérios de desempate acima elencados. Art. 6° – Nas Quartas de final, os 8 (oito) Clubes classificados na Primeira Fase se enfrentam em jogo único, formando quatro grupos de 2 (dois) Clubes com mando de campo do Clube com melhor campanha na Primeira Fase, de acordo com o seguinte chaveamento: GRUPO C: 1º do Grupo A x 4º Grupo A; GRUPO D: 1º do Grupo B x 4º Grupo B; GRUPO E: 2º Grupo B x 3º Grupo B; GRUPO F: 2º Grupo A x 3º Grupo A.

Ao final da Primeira Fase, os Clubes desclassificados ocuparão da 9ª à 16ª colocação na classificação final da Copa Alagoas 2022. Nas Quartas de final, os 8 Clubes classificados na Primeira Fase se enfrentam em jogo único, formando quatro grupos de 2 Clubes com mando de campo do Clube com melhor campanha na Primeira Fase, de acordo com o seguinte chaveamento:

GRUPO C: 1º do Grupo A x 4º Grupo A;

GRUPO D: 1º do Grupo B x 4º Grupo B;

GRUPO E: 2º Grupo B x 3º Grupo B;

GRUPO F: 2º Grupo A x 3º Grupo A.

Os Clubes desclassificados nas Quartas de Final ocuparão da 5ª à 8ª colocação na classificação final da Copa.

Ao final das Quartas de Final, 4 Clubes estarão classificados para a Fase Semifinal da Copa Alagoas 2022, formando dois grupos com duas equipes participantes, em que se enfrentam em jogo único com mando de campo semelhante às outras fases, levando em consideração a melhor campanha para ser definido, os grupos das semifinais serão:

Grupo G: Vencedor do Grupo C X Vencedor do Grupo F;

Grupo H: Vencedor do Grupo D X Vencedor do Grupo E.