Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Derrota em casa pesa e chances de rebaixamento do CSA chegam a 68,3%

Em mais um confronto direto, Azulão não conseguiu bom resultado e vê rivais se distanciarem

A 32ª rodada da Série B acabou nesse sábado (1º). Com isso, os matemáticos já pegaram as calculadoras e trouxeram novos números para as chances de rebaixamento. O maior prejudicado da vez foi o CSA. Derrotado pelo Guarani, na última sexta-feira (30), de virada, por 2 a 1, o Azulão agora tem 68,3% de chances de cair para a Série C do Brasileiro.

Faltando apenas seis rodadas para o fim da Segundona, o clube marujo ocupa a 17ª posição, com apenas 35 pontos. O primeiro time da zona do rebaixamento é o Novorizontino, que tem 36. Contudo, o grande problema azulino foram as derrotas recentes para Chapecoense e Guarani, duas equipes que estão próximas da zona da degola.

Com isso, o CSA é o 4º com mais chances de queda. Apenas o Náutico (99%), Brusque (88,1%) e Operário Ferroviário (78,4%) possuem números mais altos. Os números foram retirados da pesquisa do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Por sua vez, o Novorizontino tem apenas 30,6% de chances de cair.

Novorizontino torce contra o CSA para se livrar da queda o mais rápido possível

Outros clubes, como Vila Nova, Guarani, Chapecoense e CRB também aparecem com riscos, mas todos possuem uma porcentagem inferior à 15%. Ainda segundo a UFMG, quem chegar em 45 pontos terá uma chance baixíssima de cair, com apenas 2,9%. Ou seja, teoricamente, o CSA precisaria de dez pontos na reta final do torneio. Ou seja, por três triunfos, e um empate para conseguir ficar tranquilo.

Das 32 rodadas já realizadas na Série B, o CSA ficou dentro do Z4 em 17 delas. Ou seja, mais da metade. Inclusive, a melhor posição do clube marujo no torneio foi a 11ª posição, entre as rodadas 9 e 11.

Os adversários

O grande problema da próxima rodada é que, se vencer, o CSA não pode alcançar ninguém, com exceção de Novorizontino e Vila Nova, atuais 16º e 15º, respectivamente. Por isso, precisa secar ambos, além de fazer sua parte. Entretanto, em caso de empate contra o Grêmio, próximo adversário, o Azulão garantirá mais uma rodada afundado no Z4. Enquanto isso, apenas o Operário pode ultrapassar os alagoanos na rodada.

Enquanto o time marujo estará enfrentando os gaúchos, nesta terça (4), às 19 horas, o Vila Nova vai jogar dentro de casa, no OBA, contra o Criciúma. Um pouco mais tarde, às 21h30, o Novorizontino recebe o Bahia, que briga pelo acesso, no Jorjão, em São Paulo. O Operário joga em casa, no Germano Krüger, contra o Vasco.

Nos seis jogos finais da Série B, o CSA terá diversas pedreiras. Além de visitar o Grêmio, que está brigando pelo acesso, o Azulão recebe o Sampaio Corrêa e o Londrina, em sequência, além de visitar a Ponte Preta e o campeão Cruzeiro. O único confronto direto será na 37ª rodada, quando o Azulão encara o Vila Nova, no Estádio Rei Pelé.

Tags

CSA