Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSA encerra o primeiro turno da Série B com aproveitamento de rebaixado

Situação atual do Azulão na tabela só serviria para livrar da degola na temporada de 2019

O primeiro turno chegou ao fim e a cabeça dos torcedores do CSA segue quente. O empate contra o Cruzeiro, por 1 a 1, nessa quarta-feira (20), foi satisfatório, mas insuficiente para quem briga contra o rebaixamento. Ao final de 19 partidas, o Azulão somou apenas 20 pontos, com somente três vitórias no período. No total, são 35,1% de aproveitamento, um número muito baixo se analisarmos o aproveitamento de clubes que foram rebaixados nos últimos anos.

Isso torna-se preocupante, pois, obviamente, é necessária uma campanha bem superior a 20 pontos no segundo turno. Em comparação, na edição de 2021 da Série B, Remo e Vitória tiveram números muito parecidos com o do time marujo, atualmente. O clube paraense foi rebaixado com 38% de aproveitamento, já o Vitória, teve 35%.

Abrindo mais o leque, 35% de aproveitamento só seriam suficientes para livrar do rebaixamento em 2019, quando o 17º foi o Londrina, com 39 pontos. Se o aproveitamento seguir o mesmo até o final desta Série B, o CSA terá somado apenas 40 pontos, que muito dificilmente servirá para livrá-lo da queda.

CSA precisa melhorar aproveitamento no segundo turno para não ser rebaixado

Segundo o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, quem chegar ao fim do torneio com 40 pontos, terá uma chance de rebaixamento de 77,5%. O Instituto calcula que uma pontuação mais confortável seria de 44 pontos, que tem cerca de 3% de chance de cair e, 45 pontos, que possui uma chance quase nula no momento. Ou seja, no planejamento azulino, o ideal seriam 24 pontos neste returno.

Na questão de aproveitamento, o atual técnico Alberto Valentim ainda não conseguiu bons números. Entretanto, o que pesa a seu favor é a baixa quantidade de partidas. Com isso, tem apenas 33,3% de aproveitamento. Seu antecessor, Mozart Santos, conseguiu 13 pontos, também números bem desanimadores, com 36,1% de aproveitamento.

Pior 1º turno da história

A atual campanha do CSA na Série B é, disparadamente, a pior da sua história nos pontos corridos. Em 2021 e 2020, fez um primeiro turno na média, quando fez 28 pontos, nas duas oportunidades. No final dos dois anos acabou ficando na 5ª posição. Já a sua melhor campanha de todos os tempos foi em 2018, quando fechou os 19 primeiros jogos com incríveis 34 pontos.

O que pesa a favor dos azulinos é a fraca campanha de adversários diretos. A parte boa é que o Azulão tem uma pontuação igual a clubes que estão fora do Z4, como Ituano e Operário, também com 20 pontos. Porém, o baixo número de vitórias é um agravante, já que é um dos primeiros critérios de desempate.

Neste segundo turno, os confrontos diretos vão fazer muita diferença. Mas, tem um lado bom, pois a maioria deles será realizada no Estádio Rei Pelé. O CSA enfrenta Náutico, Ituano, Guarani, Brusque e Vila Nova dentro de casa, enquanto visita Operário, Ponte Preta e Chapecoense. A parte ruim é que, no 1º turno, contra esses adversários, só conseguiu vencer o Vila Nova.

Tags

CSA