Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

CSA encerra o primeiro turno da Série B com aproveitamento de rebaixado

Situação atual do Azulão na tabela só serviria para livrar da degola na temporada de 2019

O primeiro turno chegou ao fim e a cabeça dos torcedores do CSA segue quente. O empate contra o Cruzeiro, por 1 a 1, nessa quarta-feira (20), foi satisfatório, mas insuficiente para quem briga contra o rebaixamento. Ao final de 19 partidas, o Azulão somou apenas 20 pontos, com somente três vitórias no período. No total, são 35,1% de aproveitamento, um número muito baixo se analisarmos o aproveitamento de clubes que foram rebaixados nos últimos anos.

Isso torna-se preocupante, pois, obviamente, é necessária uma campanha bem superior a 20 pontos no segundo turno. Em comparação, na edição de 2021 da Série B, Remo e Vitória tiveram números muito parecidos com o do time marujo, atualmente. O clube paraense foi rebaixado com 38% de aproveitamento, já o Vitória, teve 35%.

Leia também

Abrindo mais o leque, 35% de aproveitamento só seriam suficientes para livrar do rebaixamento em 2019, quando o 17º foi o Londrina, com 39 pontos. Se o aproveitamento seguir o mesmo até o final desta Série B, o CSA terá somado apenas 40 pontos, que muito dificilmente servirá para livrá-lo da queda.

CSA precisa melhorar aproveitamento no segundo turno para não ser rebaixado
CSA precisa melhorar aproveitamento no segundo turno para não ser rebaixado | Foto: Ailton Cruz

Segundo o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, quem chegar ao fim do torneio com 40 pontos, terá uma chance de rebaixamento de 77,5%. O Instituto calcula que uma pontuação mais confortável seria de 44 pontos, que tem cerca de 3% de chance de cair e, 45 pontos, que possui uma chance quase nula no momento. Ou seja, no planejamento azulino, o ideal seriam 24 pontos neste returno.

Na questão de aproveitamento, o atual técnico Alberto Valentim ainda não conseguiu bons números. Entretanto, o que pesa a seu favor é a baixa quantidade de partidas. Com isso, tem apenas 33,3% de aproveitamento. Seu antecessor, Mozart Santos, conseguiu 13 pontos, também números bem desanimadores, com 36,1% de aproveitamento.

Pior 1º turno da história

A atual campanha do CSA na Série B é, disparadamente, a pior da sua história nos pontos corridos. Em 2021 e 2020, fez um primeiro turno na média, quando fez 28 pontos, nas duas oportunidades. No final dos dois anos acabou ficando na 5ª posição. Já a sua melhor campanha de todos os tempos foi em 2018, quando fechou os 19 primeiros jogos com incríveis 34 pontos.

CSA vacilou no 1º turno e não venceu nenhum adversário direto como mandante
CSA vacilou no 1º turno e não venceu nenhum adversário direto como mandante | Foto: Ailton Cruz

O que pesa a favor dos azulinos é a fraca campanha de adversários diretos. A parte boa é que o Azulão tem uma pontuação igual a clubes que estão fora do Z4, como Ituano e Operário, também com 20 pontos. Porém, o baixo número de vitórias é um agravante, já que é um dos primeiros critérios de desempate.

Neste segundo turno, os confrontos diretos vão fazer muita diferença. Mas, tem um lado bom, pois a maioria deles será realizada no Estádio Rei Pelé. O CSA enfrenta Náutico, Ituano, Guarani, Brusque e Vila Nova dentro de casa, enquanto visita Operário, Ponte Preta e Chapecoense. A parte ruim é que, no 1º turno, contra esses adversários, só conseguiu vencer o Vila Nova.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

CSA

Relacionadas