O ano do CSA teve seus momentos delicados em diversos departamentos. Assim, até mesmo a base acabou refletindo o desempenho dos bastidores. Mesmo participando de todos os torneios em diversas categorias, a equipe encerrou 2024 com nenhuma conquista de título.
O Azulão esteve envolvido em competições Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Porém, diversificou seus desempenhos. Em algumas, chegou próximo do título, em outras, decepcionou.
Leia também
A primeira competição do ano foi a Copa São Paulo de Futebol Jr, logo em janeiro. O CSA sequer passou da fase de grupos. Com quatro pontos, ficou na frente do Picos, mas perdeu a vaga para Vitória e Ibrachina.
Já no segundo semestre, o Sub-20 disputou o Campeonato Alagoano e Copa Alagoas. A primeira, tida como principal competição do ano por dar vagas para torneios nacionais, começou bem com uma campanha de 100% de aproveitamento na 1ª fase. Contudo, no primeiro mata-mata, a equipe caiu para o Independente Atalaia.
Na Copa Alagoas Sub-20, novo começo promissor. Eliminou Guarany e Coruripe, mas caiu na semifinal, após duas derrotas para o Zumbi, que viria a ser o campeão.
No Sub-17, a equipe também esteve na Copa Alagoas e Campeonato Alagoano. No Estadual, mais uma vez não conseguiu avançar do primeiro mata-mata, sendo eliminado pelo CEO nas quartas de final. Já na Copa AL da categoria, chegou perto do estrelato, mas perdeu a decisão para o DZM Passo.
A última competição oficial de base que o CSA teve em 2024 foi o Campeonato Alagoano Sub-15. Nessa, ficou próximo de ser campeão. Alcançou a grande final invicto e enfrentou o rival CRB. O time marujo até empatou o primeiro jogou, mas levou 2x0 na volta, acumulando mais um vice-campeonato.
FUTURO
Apesar da ausência de títulos, a diretoria do CSA crê no bom desempenho de seus garotos. Inclusive, o discurso interno é de investimento e paciência. A ausência na Copinha de 2025, por exemplo, não foi empecilho para alguns garotos serem promovidos das categorias de base.
Alguns deles, como o volante Cadu e o goleiro Pedro Filho, estão treinando com o elenco profissional. Entretanto, apenas Cadu foi relacionado para os jogos da pré-temporada.
Durante a temporada de 2024, mais de 50 jogadores passaram pelo CSA. Entre eles, muitos eram oriundos das categorias de base. De acordo com o levantamento da Gazetaweb.com, mais de dez jogadores da base do Azulão chegaram a estar disponíveis para atuar no profissional e apenas cinco deles conseguiram disputar mais de uma partida.