Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Crossfit e Cross Treino viram sucesso nas academias de Maceió

Além dos inúmeros benefícios, prática requer cuidados dobrados aos praticantes

O crossfit é a atividade física do momento e cada vez mais novos espaços para a prática são criados em cidades de todo o país. Todavia, o crossfit não é perfeito. Sendo mal executado ou sem orientação, ele pode desenvolver lesões e até sérios machucados, além de não apresentar resultados como a pessoa deseja. AGazetawebconversou com praticantes, professores e especialistas para falar sobre os benefícios e riscos da prática do esporte.

A atividade surgiu entre os militares americanos durante a guerra no Iraque, onde eram realizados treinos de alta intensidade para que eles pudessem manter a forma física, além de ganharem resistência física.

O Crossfit é uma atividade de alta intensidade que leva o praticante a um esforço muito elevado em um período de tempo muito curto, por isso é necessário um preparo físico adequado e conhecer os limites do corpo para evitar lesões.

Os benefícios da prática são inúmeros, entre eles, melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de trabalho, ajuda a prevenir doenças coronarianas e aumenta a funcionalidade diária. Professores e praticantes afirmam que apenas 30 minutos por dia, pode queimar até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar o metabolismo.

Mas, assim como toda a prática esportiva, é necessário que haja cautela na prática do esporte. Para o médico, Sérgio Maurício, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, o crossfit é sim uma atividade saudável, mas requer muitos cuidados.

"Os principais locais de lesão do esporte são os joelhos, os ombros e a lombar. Em geral todos têm a ver com a prática inadequada do esporte, seja pela má execução do movimento ou pelo seu excesso. Não vejo o Crossfit como um vilão, porém, se trata de um esporte com alto grau de exigência, e deve ser praticado com cautela. O esporte mais tradicional do nosso país, o futebol, tem taxas de lesão mais altas por exemplo", explicou Sérgio.

Segundo o fisioterapeuta Felipe Maynart, cresceu o número de pessoas que procuram os consultórios de fisioterapia para o tratamento de lesões em decorrência da prática irregular dos exercícios.

"Sua alta intensidade nos treinamentos, a falta de preparo físico e a fadiga muscular, tem elevado o número de pacientes aos consultório, principalmente com lesões de ombro, coluna lombar e joelhos. Essas articulações sofrem um estresse elevado neste tipo de prática e o despreparo somado a alta intensidade contribuem para suas lesões", disse.

Ainda segundo Felipe, é necessário que haja um cuidado na escolha do local para a prática do crossfit. É preciso observar se os professores são capacitados para que haja segurança na execução dos exercícios e para que não ultrapasse os limites do corpo.

"Além dos cuidados relativos à qualquer esporte, certificar-se de que o profissional e o local são credenciados para realização da metodologia crossfit. O profissional deve ser altamente capacitado e cabe a ele a segurança do aluno. E também é necessário reconhecer os limites do corpo. Devemos lembrar que como o Crossfit é uma atividade de alta intensidade, ela está diretamente ligada ao sistema cardiorrespiratório, então uma avaliação com um cardiologista faz-se necessário", concluiu.

A jornalista Michelle Farias, de 25 anos, contou que já percebeu diversos benefícios após começar a praticar, principalmente após dar a luz à pequena Liz, de 7 meses. Ela afirma que sempre recebe orientação dos professores e pratica Crossfit em um estúdio no bairro do Poço.

"Eles são bem rígidos e ficam no pé pra gente fazer o exercício direito. Além disso, tenho o acompanhamento da minha irmã, que é fisioterapeuta, que me dá dicas de postura, de como evitar lesões e também nos calçados", contou.

Cross Treino

Em Maceió, surgiu uma modalidade paralela, onde o trabalho é feito de acordo com as necessidades de cada um, respeitando idade, tipo físico, e resistência. O Cross Treino, foi desenvolvido pelo professor e personal trainer Ocelo Nabuco. Segundo Ocelo, o Cross Treino possui todos os exercícios feitos pelo Crossfit, mas o trabalho inicial é focado em observar cada aluno para desenvolver um programa específico.

"Trabalhamos inicialmente com o equilíbrio, postura, excelência do movimento, procuramos detectar erros no desenvolver dos exercícios. Respeitamos a individualidade biológica dos alunos. Assim que essa primeira etapa estiver resolvida, partimos para uma etapa onde o aluno já realiza trabalhos com mais intensidade e maior resistência", explicou.

Segundo ele, a principal diferença entre Crossfit e Cross Treino é o trabalho com grupos específicos, como sedentários; crianças, adolescentes, adultos e idosos; além de também diminuir ao máximo o risco de lesões.

Para o relações públicas Lucas Alcântara, os resultados obtidos foram sentidos em pouco tempo. Segundo ele, que levava uma vida sedentária, em apenas 4 meses perdeu aproximadamente 10kg, e ganhou resistência física. Hoje ele já disputa provas de corrida de rua de 5km.

"Eu era bastante sedentário e desde que comecei a praticar o Cross Treino aliado a um acompanhamento nutricional, já reduzi quase 10 quilos. Hoje me sinto bem, tive meu problema de coluna resolvido e não mais sinto dores como sentia antes.

O Studio Cross Treino fica próximo à Praça Lions, na Pajuçara.

Tags