Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Crossfit e Cross Treino viram sucesso nas academias de Maceió

Além dos inúmeros benefícios, prática requer cuidados dobrados aos praticantes

O crossfit é a atividade física do momento e cada vez mais novos espaços para a prática são criados em cidades de todo o país. Todavia, o crossfit não é perfeito. Sendo mal executado ou sem orientação, ele pode desenvolver lesões e até sérios machucados, além de não apresentar resultados como a pessoa deseja. AGazetawebconversou com praticantes, professores e especialistas para falar sobre os benefícios e riscos da prática do esporte.

A atividade surgiu entre os militares americanos durante a guerra no Iraque, onde eram realizados treinos de alta intensidade para que eles pudessem manter a forma física, além de ganharem resistência física.

Leia também

O Crossfit é uma atividade de alta intensidade que leva o praticante a um esforço muito elevado em um período de tempo muito curto, por isso é necessário um preparo físico adequado e conhecer os limites do corpo para evitar lesões.

Os benefícios da prática são inúmeros, entre eles, melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade de trabalho, ajuda a prevenir doenças coronarianas e aumenta a funcionalidade diária. Professores e praticantes afirmam que apenas 30 minutos por dia, pode queimar até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar o metabolismo.

Mas, assim como toda a prática esportiva, é necessário que haja cautela na prática do esporte. Para o médico, Sérgio Maurício, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e Exercício, o crossfit é sim uma atividade saudável, mas requer muitos cuidados.

"Os principais locais de lesão do esporte são os joelhos, os ombros e a lombar. Em geral todos têm a ver com a prática inadequada do esporte, seja pela má execução do movimento ou pelo seu excesso. Não vejo o Crossfit como um vilão, porém, se trata de um esporte com alto grau de exigência, e deve ser praticado com cautela. O esporte mais tradicional do nosso país, o futebol, tem taxas de lesão mais altas por exemplo", explicou Sérgio.

Imagem ilustrativa da imagem Crossfit e Cross Treino viram sucesso nas academias de Maceió
| Foto: FOTO: Divulgação

Segundo o fisioterapeuta Felipe Maynart, cresceu o número de pessoas que procuram os consultórios de fisioterapia para o tratamento de lesões em decorrência da prática irregular dos exercícios.

"Sua alta intensidade nos treinamentos, a falta de preparo físico e a fadiga muscular, tem elevado o número de pacientes aos consultório, principalmente com lesões de ombro, coluna lombar e joelhos. Essas articulações sofrem um estresse elevado neste tipo de prática e o despreparo somado a alta intensidade contribuem para suas lesões", disse.

Ainda segundo Felipe, é necessário que haja um cuidado na escolha do local para a prática do crossfit. É preciso observar se os professores são capacitados para que haja segurança na execução dos exercícios e para que não ultrapasse os limites do corpo.

"Além dos cuidados relativos à qualquer esporte, certificar-se de que o profissional e o local são credenciados para realização da metodologia crossfit. O profissional deve ser altamente capacitado e cabe a ele a segurança do aluno. E também é necessário reconhecer os limites do corpo. Devemos lembrar que como o Crossfit é uma atividade de alta intensidade, ela está diretamente ligada ao sistema cardiorrespiratório, então uma avaliação com um cardiologista faz-se necessário", concluiu.

A jornalista Michelle Farias, de 25 anos, contou que já percebeu diversos benefícios após começar a praticar, principalmente após dar a luz à pequena Liz, de 7 meses. Ela afirma que sempre recebe orientação dos professores e pratica Crossfit em um estúdio no bairro do Poço.

"Eles são bem rígidos e ficam no pé pra gente fazer o exercício direito. Além disso, tenho o acompanhamento da minha irmã, que é fisioterapeuta, que me dá dicas de postura, de como evitar lesões e também nos calçados", contou.

Imagem ilustrativa da imagem Crossfit e Cross Treino viram sucesso nas academias de Maceió
| Foto: FOTO: Studio Cross Treino

Cross Treino

Em Maceió, surgiu uma modalidade paralela, onde o trabalho é feito de acordo com as necessidades de cada um, respeitando idade, tipo físico, e resistência. O Cross Treino, foi desenvolvido pelo professor e personal trainer Ocelo Nabuco. Segundo Ocelo, o Cross Treino possui todos os exercícios feitos pelo Crossfit, mas o trabalho inicial é focado em observar cada aluno para desenvolver um programa específico.

"Trabalhamos inicialmente com o equilíbrio, postura, excelência do movimento, procuramos detectar erros no desenvolver dos exercícios. Respeitamos a individualidade biológica dos alunos. Assim que essa primeira etapa estiver resolvida, partimos para uma etapa onde o aluno já realiza trabalhos com mais intensidade e maior resistência", explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Crossfit e Cross Treino viram sucesso nas academias de Maceió
| Foto: FOTO: Studio Cross Treino

Segundo ele, a principal diferença entre Crossfit e Cross Treino é o trabalho com grupos específicos, como sedentários; crianças, adolescentes, adultos e idosos; além de também diminuir ao máximo o risco de lesões.

Para o relações públicas Lucas Alcântara, os resultados obtidos foram sentidos em pouco tempo. Segundo ele, que levava uma vida sedentária, em apenas 4 meses perdeu aproximadamente 10kg, e ganhou resistência física. Hoje ele já disputa provas de corrida de rua de 5km.

"Eu era bastante sedentário e desde que comecei a praticar o Cross Treino aliado a um acompanhamento nutricional, já reduzi quase 10 quilos. Hoje me sinto bem, tive meu problema de coluna resolvido e não mais sinto dores como sentia antes.

O Studio Cross Treino fica próximo à Praça Lions, na Pajuçara.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas