Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Copa Alagoas de 2023 terá 14 equipes e clássicos já na fase de grupos

Segundo torneio mais importante de Alagoas terá presença da maioria dos times que competiram profissionalmente em 2022

Finalmente a Copa Alagoas de 2023 está definida. Na tarde desta segunda-feira (21), a Federação Alagoana de Futebol (FAF), divulgou os grupos e a tabela oficial da competição, que deverá iniciar no dia 21 de janeiro. A competição vale, para o campeão, uma vaga na Série D de 2024 e um lugar na disputa da Seletiva da Copa do Brasil, contra o 3º colocado do Alagoano.

Os clubes participantes serão a maioria daqueles que, em 2022, estiveram nas disputas da 1ª Divisão do Campeonato Alagoano ou da 2ª Divisão do Alagoano. Com isso, estarão na Copa Alagoas: ASA, Coruripe, CEO, CSA, CSE, CRB, Dínamo, Desportivo Aliança, Cruzeiro de Arapiraca, FF Sport, Jaciobá, Miguelense, Murici e Zumbi.

A única ausência sentida foi a do Penedense. Apesar de chegar nas semifinais da Segundona do Estadual esse ano, a equipe não consta como participante da Copa Alagoas do ano que vem.

A fórmula de disputa segue sendo igual para 2023. As equipes são divididas igualmente em dois grupos, ou seja, serão dois grupos de sete equipes. Na primeira fase, os grupos enfrentam-se entre si, em jogos apenas de ida. O atual da competição é o Cruzeiro, que venceu o Aliança, no ano passado. A previsão é para que a final aconteça no dia 25 de março.

Passam para o mata-mata os quatro primeiros de cada grupo, enquanto seis equipes ficam pelo caminho. No mata-mata, haverá cruzamento olímpico da seguinte forma: 1ºA x 4ºA; 1ºB x 4ºB, 2ºB x 3ºB e 2ºA x 3ºA. Nas fases finais, os duelos também são em jogo único, com mando da equipe de melhor classificação. Em caso de empate, o embate será decidido nos pênaltis.

Além disso, a novidade é que teremos diversos clássicos na fase de grupos. CRB e CSA devem jogar com a equipe de aspirantes, mas farão o Clássico das Multidões. Está previsto também o Clássico do Interior, entre ASA e CSE, além do Derby Arapiraquense, entre ASA e Cruzeiro. Outro reencontro é o Choque Alviverde entre Murici e Coruripe.

Os grupos da Copa Alagoas 2023:

  • Grupo A: CRB, CSE, Zumbi, Miguelense, Murici, Cruzeiro e Jaciobá;
  • Grupo B: ASA, CSA, Coruripe, Dínamo, CEO, Desportivo Aliança e FF Sport.

Tags