Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Chances de rebaixamento do CRB superam os números de probabilidade de acesso

Sequência ruim e resultados de adversários diretos prejudicam o Galo no remoto sonho de acesso

A cada rodada, o sonho ousado dos regatianos vai se definhando. O CRB vem de uma dura derrota fora de casa, para o Vila Nova, por 1 a 0, equipe que vem brigando intensamente contra o rebaixamento. Com o resultado, somado aos placares de concorrentes próximos, as chances de acesso do Galo despencaram. Pior que isso, a matemática ainda aponta que a possibilidade de queda é maior.

Para analisar isso, a Gazetaweb consultou dois conceituados sites, que fazem a matemática de probabilidade da Série A e da Série B. O primeiro foi o portal Infobola, do professor Tristão Garcia. O site calcula que as chances de acesso do CRB caíram para apenas 1%. Muito por conta das vitórias de Sampaio Corrêa, Criciúma, Ituano e Ponte Preta, na rodada 31.

Por outro lado, pesa contra o time regatiano as reações de alguns times que estão brigando contra o Z4, como os casos de Vila Nova e Guarani, por exemplo. Com isso, a porcentagem de rebaixamento para o Galo atingiu 3%.

Vila e CRB costumam fazer encontros muito equilibrados

Os cálculos do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais são um pouco mais animadores. Enquanto o Regatas soma apenas 0,77% de chances de subir para a Série A, as chances de queda são praticamente nulas, com 1,6%.

Contudo, não há muito para o torcedor do CRB se preocupar. A equipe, atualmente, está com 40 pontos, na 11ª colocação. A distância para o G4, atualmente, é de oito pontos. O problema é a quantidade de clubes separando o Galo do Vasco, já que são seis, no total. A distância para o Z4 é a mesma. Com o rival CSA com 32 pontos, a gordura regatiana é de oito pontos. A ideia é que 44 pontos sirva para manter o time na Série B.

  • Chances do CRB segundo o Infobola: Acesso - 1%/Rebaixamento - 3%
  • Chances do CRB segundo a UFMG: Acesso - 0,77%/Rebaixamento - 1,6%

Foco na permanência

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (26), o técnico Daniel Paulista falou sobre a situação do Galo no campeonato. Sem tocar no assunto acesso, o treinador foi direto ao falar que o primeiro objetivo é a permanência.

"Temos trabalhar com naturalidade, ter consciência do nosso momento. O primeiro objetivo é atingir essa pontuação mínima [de permanência] e acredito que vamos fazer, até porque a equipe vem se apresentando de uma maneira boa. Reconhecemos que temos ajustes a fazer, porque uma equipe como uma nossa não pode passar três jogos sem vencer", disse Daniel.

Apesar do risco pequeno de queda, o treinador mostrou-se otimista e satisfeito com o desempenho da equipe. Entretanto, isso não faz Daniel Paulista desligar o alerta. O CRB acumula duas derrotas seguidas: contra Cruzeiro e Vila Nova, sem marcar gols.

"O sinal de alerta é sempre ligado. Futebol é um trabalho de cobrança. Recortar os últimos seis jogos, é um modo de ver as coisas. Mas, em 23 rodadas, nosso aproveitamento é de G4. Já passamos três jogos sem conquistar o resultado e temos que interromper logo essa sequência. Para atingirmos essa conquista de permanência, para possamos fazer o prosseguimento da competição com maior tranquilidade", afirmou.

Tags

CRB