Na noite dessa segunda-feira (11), a Ponte Preta perdeu para o Vila Nova jogando em Goiânia, pela 36° rodada da Série B. E o resultado não foi apenas ruim para os paulistas, mas também ajudou o CRB diretamente na briga contra o rebaixamento para Série C. O resultado fez com que as chances de queda do Galo fossem para 32,8%.
Mesmo que a rodada ainda não tenha terminado, a derrota da Ponte garantiu ao CRB mais uma rodada fora da zona de rebaixamento. A Macaca é a 17ª colocada da competição com 38 pontos. Enquanto isso, os regatianos se mantêm no 16º lugar, com 39.
Leia também
Porém, ainda é um acréscimo no percentual regatiano. Ao fim da rodada 35, quando venceu o Ituano, as chances do CRB beiravam os 25%. Ou seja, houve um aumento de sete pontos percentuais. No início desta rodada, porém, quando o Galo perdeu para o Goiás, os números superaram os 40%, por isso, há uma queda de um dia para o outro.
Por outro lado, quem se complica na briga contra o rebaixamento é justamente a Ponte Preta. Antes da rodada, a Macaca tinha 60% de chance de cair. Agora, os números chegam a 67,4%. Todos os cálculos são feitos pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Apesar de ter aberto o placar na primeira etapa com gol de pênalti do ex-meia do CRB Élvis, a equipe tomou o empate ainda no primeiro tempo e, no segundo, sofreu a virada após ter dois jogadores expulsos.
A rodada da Série B decretou o rebaixamento do Brusque. Com a derrota por 1x0 contra o Paysandu, a equipe catarinense já não alcança o CRB, mesmo que vença todos os seus jogos. Com isso, restam apenas três vagas, que estão sendo disputadas pelo próprio CRB, Botafogo-SP, Chapecoense, Ponte Preta, Ituano e Guarani. O Paysandu já não tem mais chances de rebaixamento.
CHANCES DE REBAIXAMENTO
- Botafogo-SP - 0,48%
- Chapecoense - 6,9%
- CRB - 32,8%
- Ponte Preta - 67,4%
- Ituano - 93,8%
- Guarani - 98,7%