Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Campeão da Série B, Umberto Louzer terá sua quarta experiência na competição, desta vez com o CRB

Jovem treinador soma passagens por Guarani, Coritiba e Chapecoense e tem bons números na divisão

O nome de Umberto Louzer agradou muito à diretoria do CRB. O jovem técnico segue características parecidas com os treinadores que passaram pelo Ninho do Galo, como os casos de Allan Aal e Daniel Paulistas. Todos eles são profissionais jovens, mas com ótimos desempenhos na disputa da Série B. Umberto não é diferente, inclusive, suas passagens pela Segundona são marcantes.

Umberto já treinou na Série B em outras três oportunidades. A primeira delas foi em 2018, logo quando estreou como treinador. Umberto assumiu o Guarani. Foram 36 jogos comandando o Bugre. A equipe não subiu, contudo, conseguiu uma bela posição. Naquele ano, o Guarani terminou na oitava colocação, com 54 pontos, seis a menos que o quarto colocado.

Só no Brasileirão, pelo time paulista, Umberto conseguiu 13 vitórias, 11 empates e perdeu 12 vezes. O que chamou atenção foi a sua boa defesa. O Guarani, naquela temporada, tomou apenas 38 gols.

Sua segunda experiência na Série B veio no ano seguinte, quando assumiu o Coritiba. No Coxa, Umberto tinha a responsabilidade de recolocar o clube na Série A. Na equipe paranaense, o começo foi muito promissor. Inclusive, alcançou um período de dez jogos com apenas uma derrota.

Umberto Louzer foi técnico do Coritiba, mas caiu após derrota para o CRB

O acesso para o Verdão parecia bem construído, contudo, na virada do turno, a equipe enfrentou uma turbulência, com seis jogos sem vencer. Curiosamente, após uma derrota na 23ª rodada para o CRB, por 2 a 0, Louzer foi demitido do Coxa. No clube paranaense, em jogos da Série B, o técnico somou 23 jogos, nove vitórias, nove empates e sete derrotas.

Louzer deixou o Coritiba na 8ª posição. Porém, no final daquela mesma temporada, os alviverdes conquistaram o acesso para a Série A. Ou seja, foi a primeira vez que Louzer fez parte de um trabalho que culminou em acesso.

Em 2020, veio o trabalho mais promissor de Louzer. Assumindo uma Chapecoense sem grandes pretensões, o treinador transformou a equipe catarinense, sobretudo na questão defensiva. Na Chape, foram 37 partidas e uma incrível marca de 20 vitórias, 12 empates e míseras cinco derrotas. Com isso, o Índio Condá foi campeão da Segundona, sob comando do hoje técnico regatiano.

Novamente, o principal destaque da campanha foi a defesa segura. Com apenas 21 gols sofridos, durante a passagem de Louzer. Os bons números na Série B deram a Umberto chances na primeira divisão, mas longe de conseguir o mesmo sucesso.

Nas últimas duas temporadas, o técnico passou só por clubes da Série A. Primeiro, treinou o Sport, mas foi demitido, após a equipe brigar contra o rebaixamento, em 2021. Nesta temporada, foi chamado pelo Atlético-GO, onde conseguiu seus melhores números. Apesar de ir bem na Copa Sul-Americana, a campanha no Brasileirão, dentro do Z4, derrubou o técnico.

Antes do fim do ano, Umberto Louzer ainda passou rapidamente pelo caótico Juventude. Precisando de quase um milagre para livrar os gaúchos da queda, o treinador não fez um bom trabalho e foi demitido após 16 jogos.

Desempenho de Umberto Louzer na Série B:

  • 2018: 36 jogos | 13 vitórias | 11 empates | 12 derrotas | 46,3% de aproveitamento
  • 2019: 23 jogos | 09 vitórias | 09 empates | 07 derrotas | 52,1% de aproveitamento
  • 2020: 37 jogos | 20 vitórias | 12 empates | 05 derrotas | 64,8% de aproveitamento

Tags

CRB