Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

ASA elimina o CSA nos pênaltis e alcança grande final da Copa Alagoas

Alvinegro empata no último lance do tempo normal e conta com dois pênaltis defendidos por Renan Rinaldi para conseguir classificação

Foi na emoção, mas o ASA está na finalíssima da Copa Alagoas mais uma vez. Na tarde deste domingo (26), no Fumeirão, em Arapiraca, o Gigante conseguiu arrancar um empate com o CSA no tempo regulamentar, por 1x1. Porém, na marca da cal, acabou vencendo por 4 a 1, sem perder nenhuma cobrança. Assim, o Fantasma das Alagoas enfrenta o rival CSE na grande decisão da Copa.

O Gigante estava sendo eliminado até aos 48 minutos do segundo tempo, quando Lúcio Maranhão arrancou o gol de empate e levou o duelo para os pênaltis. Na marca da cal, nenhum dos quatro arapiraquenses desperdiçou, enquanto Renan Rinaldi pegou as cobranças de Cedric e Pará para dar a classificação aos alvinegros.

Primeiro semestre do CSA chegou ao fim de maneira melancólica

Agora, o ASA se prepara para a grande final da Copa Alagoas, já nesta quarta-feira (29). Por ser dono da melhor campanha, o Clássico do Interior será exatamente no Coaracy da Mata Fonseca. A Federação Alagoana de Futebol confirmou que o jogo será às 20 horas.

Para o CSA, a eliminação foi um verdadeiro pesadelo, já que a equipe perdeu sua chance mais clara de alcançar a vaga na Copa do Brasil do ano que vem. A temporada do Azulão volta apenas em maio, para a disputa da Série C do Brasileiro. Para alcançar a Copa do Brasil do próximo ano, os azulinos precisam conquistar o título deste ano.

PRIMEIRO TEMPO

Em se tratando de um clássico, tudo começou muito nervoso no Fumeirão. O ASA teve mais a posse de bola nos primeiros minutos, mas sem transformar em chances de gol. O que chamou atenção no início foram os altos números de faltas, de ambos os lados, que acabaram mascando o jogo. Com 12min, em bom lance individual, Feijão colocou a bola na área, mas a defesa azulina cortou.

Na sequência dessa jogada, em um bom contra-ataque, Celsinho apareceu pela direita, levantando na área. Quem dominou foi Tomas Bastos, que girou finalizando, mas Renan encaixou. Por volta dos 18 minutos, o futebol ainda era muito pobre nas duas equipes. Em nenhum momento foram criadas boas oportunidades, até então.

As maiores tentativas do CSA eram através de lançamentos pelas pontas, enquanto o Gigante esperava um pouco mais. Com 27 minutos, finalmente o Alvinegro conseguiu dar um susto. Vitinho avançou livre pela ponta e cruzou na segunda trave, para Anderson Feijão. O meia pegou bem na bola, mas a redonda saiu tirando tinta da trave.

O Azulão seguiu tentando assustar os alvinegros, porém, estava difícil. Tomas Bastos seguia sendo o mais participativo, sempre colocando a bola na área, sem grande perigo. Já o ASA estava bem moroso e não ameaçava o goleiro Dalberson.

E tanta morosidade teve um castigo daqueles, aos 40 minutos. A bola veio pela esquerda para Robinho, que fez uma linda jogada individual dentro da área. O atacante superou a zaga alvinegra e mandou um chutaço no ângulo, indefensável para Renan Rinaldi: 1 a 0 para o CSA.

O gol despertou o ASA, que assustou aos 43 minutos. Vitinho pegou um chute de longe e Dalberson desviou para mandar pela linha de fundo. Contudo, não houve tempo para a reação. Aos 47 minutos, o apito final soou.

SEGUNDO TEMPO

Para o segundo tempo, os dois clubes fizeram mudanças pontuais. O ASA até começou mais ofensivo, mas seguiu errando muitos passes no campo de ataque. Aos 4min, o Gigante chegou na bola parada. Anderson Feijão cobrou uma falta direto no gol e Dalberson se esticou todo para salvar o Azulão. Com 6min, veio mais ASA. Michel cruzou pela esquerda e o arqueiro azulino tirou mais uma.

Muito parecido com as quartas contra o Coruripe, o CSA optou por se defender, chamando o ASA que não conseguiu bons ataques. O Gigante só veio ter uma chance real de gol aos 18min. Vitinho pingou a bola dentro da área para Didira, que chegou chutando, mas a bola explodiu no peito de Dalberson. Sabendo sofrer, o Azulão seguiu levando sufoco.

Em um lance rápido, aos 24min, Fidelis lançou para Didira no meio. O camisa 19 ganhou bem da marcação e mandou um chute forte, por cima do travessão. Nessa altura, os jogadores do CSA já começavam uma certa cera para segurar o resultado e a vaga na final.

Agoniado, Sidney Moraes abriu mão de um volante para colocar mais um atacante. Já Bergantin respondeu, reforçando o meio, com Geovane. Com 29min, Anderson Feijão arriscou direto em cobrança de escanteio, mas não acertou o alvo. Atacando mais na impulsão do que na razão, o ASA chegou com 37min, quando Feijão colocou na cabeça de Fábio, mas o zagueiro finalizou fraquinho.

Com o ASA todo aberto, o CSA chegou a se aproveitar em alguns lances. Com 40min, Geovane tentou de fora e chegou perto de ampliar. Com o tempo chegando ao fim, o Alvinegro estava desesperado e sem criatividade. Já aos 46min, Chuck arriscou de qualquer jeito e nem assustou. Nesse meio tempo, a arbitragem indicou seis minutos de acréscimos.

Com a contagem regressiva para a eliminação, o ASA colocou quase todos os seus atletas na frente. E a solução deu certo, mais na sorte do que no juízo. Com 48 minutos, a bola foi cruzada na área, Tito cercou e Lúcio Maranhão apareceu na segunda trave para empatar, no apagar das luzes: 1 a 1. O resultado levava para os pênaltis, a segunda vez seguida para o CSA.

Pênaltis

Quem abriu as cobranças foi Anderson Feijão, que não se intimidou e abriu o placar. Mas, logo depois, Tomas Bastos já empatou: 1 a 1. Wendel foi o segundo do ASA, e recolocou o Fantasma na frente. Também lateral, Cedric foi para o Azulão, mas dessa vez brilhou a estrela de Renan Rinaldi, que defendeu. Lúcio Maranhão, logo após, acertou seu pênalti e aumentou a vantagem: 3 a 1.

Anderson Pará, na terceira cobrança azulina, também não foi bem e Renan Rinaldi pegou mais um. Com isso, Didira foi para a quarta cobrança, podendo classificar o Gigante. E ele não titubeou. Em uma batida muito boa, ele fez o quarto e classificou o ASA.

FICHA TÉCNICA

ASA - Renan Rinaldi; Lázaro (Michel Tiago), Cristian Lucca, Fábio Aguiar e Wendel; Zé Wilson (Tito), Fidelis (Chuck) e Everton Heleno (Didira); Anderson Feijão, Vitinho e Lúcio Maranhão. Técnico: Sidney Moraes.

CSA - Dalberson; Celsinho (Cedric), Douglas, Xandão e Rhuan (Pará); Almir Luan, Yago Henrique (Willian Oliveira), Bruno Matias e Tomas Bastos; Robinho (Geovane) e Gabriel Taliari (Thiaguinho). Técnico: Vinícius Bergantin.

Gols - Robinho (CSA - 40'/1T), Lúcio Maranhão (ASA - 48'/2T)

Cartões amarelos - Lázaro (ASA), Cris Lucca (ASA), Almir Luan (CSA), Robinho (CSA), Dalberson (CSA), Flávio (ASA)

Pênaltis ASA - Anderson Feijão, Wendel, Lúcio Maranhão, Didira.

Pênaltis CSA - Tomas Bastos, Cedric (perdeu), Pará (perdeu)

Árbitro - Rafael Carlos Salgueiro Lima (CBF/AL)

Assistentes - Lennon Mccartney Farias Paes (FAF) e Antonio Ibiapina Alvarenga (FAF)

Quarto árbitro - João Pedro da Silva Braga (FAF)

Gallery 1195664 with 17 elements

Tags