Alagoas ganha nova equipe de basquete em cadeiras de rodas

Treinamentos são realizados às quartas, de manhã; e às sextas-feiras, no período da tarde

Por Jade Magalhães
A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) relançou a atividade esportiva de basquete em cadeiras de rodas. A modalidade já conta com 12 atletas e surge com o objetivo de complementar o tratamento de reabilitação e em consequência criar a equipe oficial de basquete em cadeiras de rodas para representar a Adefal e Alagoas nos campeonatos regionais.
O basquete em cadeiras de rodas foi uma das primeiras modalidades esportivas implantadas pela Adefal, há mais de 20 anos, mas em 2012 a equipe foi desfeita, retornando agora em 2017.
De acordo com o presidente da Adefal, João Ferreira Lima, o retorno da modalidade vem reforçar as ações de inclusão da instituição através da prática esportiva. "É muito bom ver o engajamento de todos com o retorno do basquete em cadeiras de rodas. Hoje a nossa equipe conta com novos atletas e atletas veteranos. Nosso objetivo neste momento é ampliar os treinos, buscar parcerias para melhorar cada dia mais a nossa estrutura", enfatizou João Ferreira.
Ao falar sobre a importância do retorno do basquete para a Adefal, o coordenador de esporte da instituição, Diego Calado, revelou que a modalidade, que surge com toda força, tem um novo formato. Uma visão mais ampla, voltada não somente para competições, mas também para a reabilitação. "Lógico que iremos tirar do grupo os melhores para fazer parte da a nossa equipe principal, porém isso não vai impedir que todos venham a participar dos treinos. O basquete da Adefal é uma extensão do tratamento de reabilitação. Se o paciente se tornará um grande atleta, só com os treinos é que saberemos", ressaltou Diego.
Os treinos de basquete em cadeiras de rodas acontecem todas as quartas-feiras, das 8h às 10h, e sextas-feiras, das 14h às 16h, no Pavilhão do Basquete, situado  no bairro do Jaraguá, em Maceió. Os interessados em participar dos treinos devem procurar a coordenação de esporte da Adefal, que funciona na sede da própria instituição, à Rua Clementino do Monte, 312 - Farol. Maiores informações através do telefone (82) 2121-8686.