CSA jamais foi eliminado na disputa da Pré-Copa do Nordeste

Azulão esteve na fase anterior aos grupos em outras três oportunidades, mas sempre avançou

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), enfim, divulgou a tabela da Pré-Copa do Nordeste de 2024. Com CSA e ASA na disputa, todo mundo já entrou no clima da Lampions League. O Azulão teve o Nordestão como um de seus principais objetivos em 2024. E, apesar de disputar o mata-mata antes dos grupos, o time azulino tem um bom histórico na competição.

Por conta dos métodos de classificação, o CSA esteve envolvido na disputa da Pré-Copa outras três vezes na história, além de 2024. E, para acalmar o coração do torcedor azulino, o time marujo se classificou para os grupos todas as vezes.

Lembrando que a Copa do Nordeste passou por diversas modificações em sua fórmula, ao longo desses 30 anos de torneio. Mas a implementação da Pré-Copa veio oficialmente em 2018.

Neste ano, CSA encarou o Potiguar na Pré-Copa - Foto: Ailton Cruz

E foi justamente em 2018 quando o CSA precisou passar pela Pré-Copa do Nordeste para chegar aos grupos. À época, os duelos eram definidos em ida e volta. O Azulão enfrentou o Parnahyba e se classificou com duas vitórias. No interior piauiense o CSA venceu por 1 a 0. Em Maceió, teve show: 4 a 0, sem dificuldades.

O time marujo só voltou a estar envolvido com a Pré-Fase em 2021. Novamente em vantagem pelo Ranking da CBF, o CSA enfrentou o Moto Club. No primeiro jogo, empate por 0 a 0. Na volta, os alagoanos fizeram seu dever novamente e venceram por 2 a 0.

Em 2021, CSA passou pelo Moto - Foto: Ailton Cruz

A última disputa no mata-mata é recente e foi justamente nesta temporada. Já nos novos moldes da Pré-Copa do Nordeste, o Azulão precisou passar por dois mata-matas, e em duelos únicos. O primeiro foi contra o Potiguar de Mossoró. Em Coruripe, os azulinos venceram por 2 a 1.

O segundo confronto decisivo foi novamente com um time potiguar, o América de Natal. E foi quando o CSA passou mais perto de ser eliminado. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, os marujos venceram nos pênaltis, por 5 a 4, no sufoco, e se classificaram.

O desafio, agora, será contra o Iguatu, que jamais disputou a Copa do Nordeste. O time cearense é jovem no cenário esportivo, já que foi fundado em 2010. Esta será a primeira vez do clube no torneio, que se classificou após ficar em 3º no Campeonato Cearense 2023.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p