Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

Alagoanas irão representar o Brasil no Sul-Americano de Ginástica Rítmica, na Colômbia

Trio Isabella Tenório, Maria Luísa e Maria Fernanda estarão competindo na categoria AC3 (de 11 a 12 anos)

Alagoas segue firme e forte nos mais variados tipos de esporte pelo Brasil e pelo mundo. Mais uma vez, neste final de novembro, o estado será representado pelo trio Isabella Tenório, Maria Luísa e Maria Fernanda, desta vez no Campeonato Sul-Americano de Ginástico Rítmica, que começa no próximo dia 28 de novembro, em Paipa, na Colômbia.

O trio estará participando das competições em grupo, na categoria AC3, para as atletas entre 11 e 12 anos. As treinadoras serão Isabela Menezes e Maria Rita Maia. Todas elas estarão representando o Clube Arena. O Sul-Americano dura do dia 28 até o dia 5 de dezembro.

Em conversa com a Gazetaweb, a treinadora Isabela Menezes falou um pouco sobre a rotina de treinos das meninas.

"A rotina de treino é bem intensa. Elas treinam todos os dias, praticamente de segunda a sábado. Elas conciliam a rotina dos treinos, de quatro horas por dia, com a fisioterapia, preparação física, nutrição, aos estudos. É bem pesado, mas elas sabem lidar com tudo isso. Todas carregam uma responsabilidade bem novas, já que a GR é um esporte bem precoce", contou.

As treinadoras das meninas: Maria Rita Maia e Isabela Menezes

Outro fato interessante é que o grupo é o único que estará representando o Brasil na categoria, e isso dá uma responsabilidade gigante. Isabela ainda revelou alguns detalhes do momento da convocação.

"A notícia da convocação foi a realização de um sonho. As meninas ficaram muito emocionadas, choraram muito, porque batalharam muito. O único trio da categoria infantil que vai representar o Brasil. É a concretização de um sonho, de um trabalho de muitos anos", afirmou.

Antes da viagem para o Sul-Americano, as meninas farão uma ponte aérea em Florianópolis, em Santa Catarina. Lá, o trio estará na disputa do Campeonato Brasileiro de Conjuntos. O embarque está previsto para o dia 24.

"O coração está a mil. É um preparativo muito grande, um esforço, um desafio muito grande. É a primeira vez que tanto elas, quanto as treinadoras, estão numa experiência tão importante assim. Tem um certo peso de responsabilidade por estar representando o País, mas, ao mesmo tempo, muito felizes, porque a gente tem a certeza que elas vão dar o melhor delas", comentou Isabela.

Volta por cima

Um dos pilares do trio é Isabella Tenório, de apenas 11 anos. Dona de diversas medalhas, Isabella compete desde os cinco anos de idade, quando começou a praticar a Ginástica Rítmica na sua escola. E foi lá onde conheceu a treinadora Isabela Menezes.

A pequena Bellinha, como é chamada, já acumula diversas medalhas em competições importantes, como no JEAL (Jogos Estudantis de Alagoas) e no JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). Inclusive, no JEBs, esteve ao lado de Maria Luísa e Maria Fernanda, que serão suas parceiras no Sul-Americano.

Entre diversas participações em campeonatos estaduais e nacionais, Isabella passou por alguns problemas de saúde no início do ano, especificamente em abril de 2022. A Gazetaweb conversou com a mãe de Bellinha, Tanise Tenório, que contou que o problema de saúde a tirou dos treinamentos e impediu que entrasse em novas competições. Contudo, conseguiu uma recuperação rápida, em cerca de três meses, até voltar a treinar em julho de 2022.

A volta por cima foi tão grande que, mesmo com o tempo curto de preparação, Bellinha só voltou 15 dias antes do início do JEAL e mesmo assim conquistou um ouro e um bronze, em agosto deste ano.