Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ESPORTES

A partir de 1º de julho, CBF deixará de exigir teste de Covid-19

O quarto Guia Médico de Sugestões Protetivas contra Covid-19 vai transferir a responsabilidade para os clubes; vacinação ainda é exigência

Por meio do Guia Médico de Sugestões Protetivas contra a Covid-19, que será divulgado até o final deste mês, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai comunicar que não haverá mais exigência de realização de testes de Covid-19 para as partidas de campeonatos nacionais. As novas medidas passarão a ser válidas a partir do dia 1º de julho.

Com a mudança no guia, a responsabilidade da realização dos testes será transferida para cada clube, onde eles terão o autocontrole e obrigação de informar a CBF sobre os testes positivos. Além disso, o questionário epidemiológico, que fazia parte do protocolo de Covid-19 criado pela CBF, também será responsabilidade dos clubes.

O primeiro Guia Médico de Sugestões Protetivas contra Covid-19 foi publicado em junho de 2020, com atualizações em maio de 2021 e janeiro deste ano onde exigia comprovante de vacinação à CBF e realização de testes para a temporada.

De qualquer maneira, a entidade nacional do futebol continua exigindo o comprovante de vacinação e os clubes tem até o dia 30 deste mes para comprovar a federação quantos atletas estão vacinados com a terceira dose. Vale lembrar que estão aptos apenas os jogadores que possuem até a segunda dose da vacinação ou dose única, dependendo da marca da vacina.

Segundo o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura, as novas medidas são uma “flexibilização controlada” diante dos estudos e do atual cenário de pandemia no país.