Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Rui Palmeira manda recado para governador e diz que Maceió não é Murici

Atual prefeito de Maceió também falou da vinda do Uber, da regulamentação de mototáxis e de pardais

O candidato Rui Palmeira (PSDB) participou, nesta sexta-feira (23), da sabatina daRádio Gazeta AMe mandou um recado para o governador Renan Filho (PMDB). Palmeira disse que está aberto a parcerias com o Governo do Estado, mas que "Maceió não é Murici" e não será "subserviente" com a família Calheiros.

Ele citou a construção da maternidade de baixo risco. "Encaminhei um projeto de lei doando parte do terreno ao Estado. Não vou atrapalhar [investimentos na capital]. Se ele quiser investir, vai ser muito bem-vindo, mas o que ele não vai ter é um prefeito subserviente", afirmou

O atual prefeito também disse que não vai permitir que o Município se transforme em "secretaria de governo". "O que ele não vai fazer é transformar o Município em secretaria de governo. Maceió não é Murici. Respeito o governador e o senador Renan Calheiros, mas somos independentes".

Durante a entrevista, Rui também disse que pretende acabar com a politicagem na área de saúde, principalmente com a transferência da gestão do Complexo Regulador (Cora).

"Nesses três anos de meio exoneramos vários gestores de postos. Sempre existem indicações políticas, mas a pessoa precisa ter capacidade. Em relação ao Cora, um dos grandes problemas é que a oferta é menor que a demanda. O que vamos fazer é otimizar com a gestão na secretaria. Vamos conseguir acabar qualquer vinculação que exista".

O candidato lembrou que construiu 11 unidades e reformou outras 32. E ressaltou que pretende reestruturar pelo menos 70% da rede. "Tudo na saúde é pra ontem. A realidade financeira e burocrática não permite que façamos de uma vez só. Mas vamos conseguir reestruturar 70% da nossa rede. É a prioridade nos próximos quatro anos".

Já para a Educação ele prometeu construir dois Centros de Educação Integral, nos bairros do Jacintinho e do Village. Os espaços serviriam para atividades extra-curriculares em escolas que ainda possuem aulas em meio período. No restante do dia, os alunos teriam esportes, aulas de reforço e atividades culturais.

"A Educação é uma das áreas que encontramos com maior nível de sucateamento. Até o momento conseguimos reformar novas escolas e creches, principalmente na região periférica da cidade. São 13 escolas grandes que estamos dotando de ginásio, biblioteca e estrutura", reforçou.

No campo dos transportes públicos o atual prefeito destacou a implantação da faixa azul em avenidas da cidade, a reforma de terminais e a licitação dos ônibus, que, segundo ele, vai colocar nas ruas, até o final do ano, 150 novos ônibus adaptados para pessoas com necessidades especiais.

Rui Palmeira também comentou a vinda do Uber para Maceió. "Hoje existe uma lei municipal vetando questão do Uber. Acho que vamos ter que fazer uma discussão ampla. Precisa de uma regulamentação, mas claro que vamos ouvir os 3500 taxistas para que não aconteça uma coisa abrupta como aconteceu em outras cidades".

Já em relação aos mototáxis ele afirmou que poderia regulamentar o serviço em algumas áreas. "Acho que poderia acontecer em alguns pontos, de grota, onde o ônibus não entra; regulamentar de um ponto a outro, sem que ele vá para principais vias da cidade. Precisamos estudar a regulamentação, mas de maneira criteriosa. Pedi que a SMTT faça um levantamento", expôs.

O prefeito aproveitou a entrevista para apresentar um posicionamento ainda quanto aos pardais. De acordo com ele, a adesão a uma ata de registro de preço de Aracaju é legal e o custo mensal para a administração municipal era de R$ 100 mil reais. "Se quiséssemos uma indústria de multa, colocávamos escondido. O que queremos é combater o excesso de velocidade".

Além de lembrar as ações realizadas em três anos e meio de governo, ele também prometeu pavimentar mais 600 ruas em todo o município e investir em pavimentação e iluminação na região da Lagoa Mundaú, assim como implantar um projeto para minimizar o problema do riacho Salgadinho.

Tags