Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Gustavo Pessoa promete focar o social para contribuir no combate à violência

Candidato a prefeito de Maceió pelo Psol, Pessoa participou de sabatina da Fecomércio na manhã desta terça-feira

O candidato Gustavo Pessoal (PSOL) participou, na manhã desta terça-feira (13), da sabatina promovida pela Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio) com os postulantes à Prefeitura de Maceió. Ele foi o terceiro a apresentar suas propostas, depois de Paulo Memória (PTC) e Cícero Almeida (PMDB), na segunda (12).

Na sabatina, ele falou sobre as ideias para campos como saúde, mercado de trabalho e segurança pública. Nesta última, por exemplo, falou sobre a intenção de conferir novas atribuições à Guarda Municipal, estreitando a parceria com as polícias do Estado, mediante a criação, inclusive, de um aplicativo que facilite a comunicação com a comunidade.

Ele também propôs uma resposta ao problema por meio de programas sociais. "Não é atribuição do Poder Municipal atuar diretamente no combate à criminalidade, mas podemos começar a resolver este problema na raiz, na resolução das mazelas sociais. Foram quatro mil desempregados nos últimos três meses, e isso se reflete na segurança", analisou.

Ainda sobre a área social, ele citou a criação de creches na capital. "Muitas mulheres não trabalham porque não têm onde deixar os filhos. Pretendo fazer uma auditoria para saber a realidade das creches em Maceió e, nos primeiros seis meses, trabalhar para requalificar as que já existem. Também vamos trabalhar na construção de creches no horário noturno".

Questionado sobre as propostas para o transporte público, Gustavo Pessoa criticou a licitação dos ônibus feita pela Prefeitura e opinou que ela não resolveu o problema da população que depende dos coletivos na cidade. Ele também prometeu um estímulo a outras formas de transporte público, em detrimento do particular.

"Assumi o compromisso, com cicloativistas, de dobrar a malha cicloviária de Maceió, que, atualmente, é de 49 km. Precisaríamos de 200 km, mas assumo o compromisso de deixar a cidade com 100 km de ciclovias", afirmou ele, que criticou a promessa do VLT na Avenida Fernandes Lima. "Se não foi feito quando a economia do Brasil crescia 7% do PIB, não é agora, com a economia desse jeito, que ele seria concebível".

Para a saúde, ele apresentou como uma de suas principais propostas a criação de um aplicativo que permita a marcação de consultas pela internet, acabando com a peregrinação por postos e unidades de saúde para se conseguir atendimento médico. O candidato também falou sobre a revitalização do Programa de Saúde da Família.

"Precisamos revitalizar o PSF para colocarmos em prática programas essenciais, como o voltado para a saúde do idoso", afirmou, acrescentando que outros fatores também comprometem a saúde da população. "Não podemos pensar saúde apenas no atendimento. Devemos nos perguntar de onde surgem tantas mazelas. A cidade não consegue oferecer água de qualidade para a população e nem dar destino adequado aos resíduos produzidos".

Já para a área de desenvolvimento econômico, ele prometeu uma política fiscal mais justa. "Isso não vai nascer da cabeça de um iluminado, mas da conversa com os empresários. Novas iniciativas que nascem na cidade também devem ser vistas com outros olhos. É este empreendedorismo que eleva a sociedade a outro patamar. Cabe ao gestor também uma política tributária mais justa, destravando os gargalos para que as pessoas se sintam confortáveis em empreender".

Por fim, ao ser perguntado sobre os eleitores que optariam por um dos candidatos que aparecem mais bem colocados na pesquisa, devido à preocupação com um segundo turno, ele ressaltou a importância do voto consciente. "As pesquisas são reveladoras e dizem que vamos ter um segundo turno de todo jeito. Convido a todos a um voto consciente. Este pensamento de evitar o mal maior com o mal menor é o que nos trouxe aonde estamos hoje", disse.

Tags