Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES

Atendimentos na Ouvidoria do TSE aumentam 83% em setembro

São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro são as unidades da federação que mais demandaram no mês anterior ao pleito

A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral registrou aumento de pouco mais de 83% no número de denúncias em setembro.

Segundo o órgão, em agosto, foram 7.263 demandas, frente a 13.387 no mês anterior às eleições. A maior parte dos chamados foi pela internet. 

Leia também

As demandas também são maiores quando comparadas com setembro de 2020, último ano de pleito antes de 2022: 91% a mais. Há pouco mais de um ano, foram recebidas 6.856 solicitações. 

Em setembro deste ano, as consultas sobre situação eleitoral e local de votação lideraram o ranking de buscas. Ao todo, foram 1.681 solicitações. A assessora-chefe da ouvidoria do TSE, Eliane Volpato, explica sobre os motivos que levaram eleitores a consultarem esses assuntos.

“Acredita-se que a procura por esses assuntos relaciona-se à disponibilidade do uso do e-Título. As pessoas que não conseguiram usá-lo, seja por algum erro, não conseguiram baixar e nos perguntavam sobre a situação eleitoral para saber se havia irregularidade que os impedisse de usar o e-Título.”

Para o segundo turno, Volpato destaca que o volume de atendimentos deve ser menor, já que as pessoas vão estar mais preparadas e já sabem o local de votação e como está a situação delas junto ao cadastro nacional de eleitores.

Em relação às demandas por estado, São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro estão entre as unidades da federação que mais demandaram em setembro. Na sequência aparecem Minas Gerais e Bahia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas