Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES OAB

Empreendedorismo jurídico e apoio à advocacia em início de carreira são temas do 'Papo Reto' em São Miguel dos Campos

O Papo Reto pela advocacia alagoana, realizado pela pré-candidatura de Ednaldo Maiorano e Manuela Gatto à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Alagoas, debateu, nessa quarta (15), em São Miguel dos Campos, o empreendedorismo jurídico e mais apoio aos jovens advogados e advogadas. Segundo Maiorano, há uma necessidade maior de fortalecimento da classe por causa do período de instabilidade em que vivemos, por conta, principalmente, da pandemia da Covid-19.

O bate-papo entre os pré-candidatos e a advocacia da região também abordou temas, como a descentralização dos serviços da OAB alagoana, auxílio técnico e teórico ao advogado em início de carreira, interiorização e aprimoramento tecnológico das subsecções do interior, violência contra a mulher e fortalecimento das comissões especiais temáticas, dentre outros.

Leia também

A advogada Ingrid Rodrigues contou um pouco de suas dificuldades enquanto negra recém-formada, para ingressar no mercado de trabalho. Ela acredita que a gestão de Maiorano e Manuela vá fortalecer a advocacia em início de carreira, dando mais apoio ao empreendedorismo jurídico e orientação técnica sobre o tema. “Tenho dois anos e meio como advogada. Foi muita luta no começo, por isso, sugiro e acredito que essa gestão vai garantir um maior suporte para auxiliar os jovens advogados a empreenderem melhor em suas carreiras”, detalhou.

Advogado militante há 25 anos na área trabalhista, Maiorano acredita que a aproximação entre a OAB-AL e as seccionais do interior vai impulsionar ainda mais o fortalecimento da Ordem no Estado e, consequentemente, dos advogados e advogadas. “Nós vamos criar projetos para que a advocacia em início de carreira possa ter um suporte tecnológico e humano que os credencie, que os dê confiança para avançar essa entrada no mercado de trabalho”, destacou.

Manuella Gato, advogada e professora universitária, conselheira da seccional Alagoas, conhece a realidade de vários jovens advogados que foram seus alunos. Ela aponta o fortalecimento da Escola Superior da Advocacia (ESA), como uma das maneiras de suprir essa carência. “Essa é uma questão pertinente, e eu vejo essa dificuldade através também dos meus alunos egressos. Acredito que o fortalecimento da Escola Superior da Advocacia, com mais cursos, seminários e congressos sobre os mais variados temas, possa dirimir essas questões e trazer mais autonomia para os recém-aprovados no exame da Ordem”, enfatizou.

Participaram, também, do Papo Reto, o atual presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa, e os pré-candidatos à presidência e vice da subseção da Ordem em São Miguel dos Campos Rogério Anacleto e Sabrina Spindola.

Segundo Nivaldo, “a retidão é uma das maiores características que credenciam Maiorano e Manuela a serem os próximos líderes da OAB alagoana”. De acordo com ele, a pandemia e as crises políticas e sociais fazem desse período da história, um dos mais difíceis para a advocacia brasileira, mas “são nesses momentos que nossas escolhas se tornam mais importantes e, por isso, escolhemos duas pessoas que trabalham incansavelmente e com transparência em defesa de uma advocacia forte”, completou.

Para Rogério Anacleto, a pré-candidatura de Maiorano e Manuela, neste momento, é simbólica, “pois traz, em si, os ideais da advocacia: de honestidade e humildade”. Ele acredita que uma eventual gestão dos dois vai permitir a criação de estratégias para construir uma OAB ainda mais forte, inclusive no interior do estado. “Laços serão estreitados e a direção será definida com orientação e planejamento conjunto”, afirmou.

O evento foi realizado obedecendo todas as regras sanitárias de prevenção à Covid-19.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas