Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES OAB

Ednaldo Maiorano promete isenção total de anuidade a advogados em início de carreira

Candidato à Presidência da Ordem participou de sabatina promovida pela TV Mar, Gazetaweb e Rádio 98,3 FM Gazeta

O advogado Ednaldo Maiorano, candidato à Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), prometeu conceder isenção total do pagamento da anuidade aos advogados em início de carreira. O benefício seria dado no primeiro ano das atividades profissionais. Na manhã desta quarta-feira (27), ele encerrou a sabatina com os postulantes ao cargo, transmitida pela TV Mar, Gazetaweb e Rádio 98,3 FM Gazeta.

O candidato foi questionado pelos jornalistas Porllane Santos, Wyderlan Araújo e Rogério Costa sobre temas relacionados à advocacia alagoana e teve a oportunidade de apresentar as propostas, caso seja o próximo presidente da OAB/AL, para o pagamento da anuidade dos advogados, projetos sociais, prerrogativas, comissões temáticas, empregabilidade e, ainda, pôde se expressar acerca da campanha e de questões políticas que envolvem a entidade.

Maiorano garantiu que, se eleito, vai apresentar, ao conselho seccional, a proposta de concessão da isenção do pagamento da anuidade ao jovem advogado. Atualmente, como ele ressalta, o profissional que começa a jornada no mercado pode ter um desconto de 50% na taxa. O percentual é diminuído com o passar dos anos. A isenção total seria para permitir a consistência financeira do iniciante.

Ele prometeu entregar uma nova sede para a Caixa de Assistência, ampliando as ações sociais aos mais necessitados da profissão, inclusive para o interior do Estado. Segundo o candidato, o espaço já garante algumas vantagens aos advogados, como o primeiro token e o certificado digital. Na pandemia, foi por meio da Caixa que os profissionais receberam um auxílio financeiro e assistência adequada em caso de infecção por Covid-19. O auxílio psicológico também é garantido.

Maiorano disse que uma de suas bandeiras é lutar pela garantia das prerrogativas dos advogados alagoanos, prevista em lei, mas que nem sempre é respeitada no sistema de justiça.

“É preciso esclarecer à sociedade que a prerrogativa não é privilégio. Só dá liberdade e autonomia para a atividade profissional. Por isso, vamos criar a procuradoria de defesa das prerrogativas da mulher advogada, com um canal direto de denúncias”, revelou.

Quanto às comissões temáticas, falou que pretende alargar as fronteiras com a sociedade nestes espaços de representatividade institucional. Para isso, destaca que vai elaborar projetos que possam engrandecer o ambiente institucionalizado e fortalecer o diálogo com todas as camadas da população.

Ele também defendeu o apoio do Conselho Federal da Ordem nas questões mais robustas de interesse das regionais. E citou, como exemplo, a ajuda do colegiado nacional ao longo desta pandemia. “Em muitos projetos que temos interesse em implementar, não teríamos sucesso sem o suporte do Conselho Federal da OAB. Foi por meio dele que conseguimos avançar na construção da nossa sede em Maceió e em Arapiraca”, frisou.

Para garantir a inserção dos novos advogados no mercado de trabalho, o candidato propõe robustecer o projeto de mentoria, em que advogados mais experientes acompanham os mais novos, e valorizar os escritórios compartilhados, espaços criados para que os profissionais tenham as suas audiências e atendam os clientes.

Para encerrar, comentou sobre a posição da OAB no cenário político. Maiorano diz que combaterá a tentativa de se utilizar a imagem e a estrutura da Ordem como plataforma eleitoral. Ainda defendeu processo transparente, ético e isonômico na escolha do futuro desembargador pelo critério do Quinto Constitucional. E afirma estar cercado, nesta campanha, pelas maiores forças e os melhores nomes da advogacia alagoana.

A sabatina organizada pelos veículos da Organização Arnon de Mello (OAM) durou dois dias. Nessa terça-feira (26), foi a vez do candidato Vagner Paes expor as suas propostas como candidato à presidente da OAB/AL.