Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ELEIÇÕES OAB

Chapa OAB Com Você presta homenagem à advogada que sofreu atentado na porta de Fórum

A Chapa 1, OAB Com Você, candidata à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Alagoas, homenageou a advogada Maricélia Schlemper e o seu marido, José Benedito Alves de Carvalho (in memorian), morto em frente ao Fórum de Maceió, há exatos 8 meses.

Com um minuto de silêncio e palavras de ordem, como “Maricélia, respeito” e “Advocacia, respeito”, a homenagem foi feita durante o evento “Prerrogativas é a Nossa Ordem”, realizado nessa terça-feira (9), na sede do comitê.

Leia também

"Vim trazer a confirmação de que nunca me faltou apoio da Diretoria de Prerrogativas da OAB. A Ordem nunca se furtou a me prestar assistência, maior inclusive do que eu imaginava ser possível e pela qual eu vou agradecer por toda minha vida. Agradeço ao trabalho do presidente Nivaldo; da secretária geral da Comissão de Prerrogativas, Juliana Leahy; e do Conselho Federal, que, uma semana depois do fato, publicou o desagravo, e todos sabem disso", afirmou Maricélia, que se emocionou ao fazer o seu relato.

José Benedito, bacharel em Direito, marido de Maricélia, entrou na frente dos tiros que eram destinados à companheira, e faleceu. Eles estavam a caminho de uma audiência na Vara da Família.

PRERROGATIVAS INEGOCIÁVEIS

"As prerrogativas são inegociáveis. São o maior patrimônio da advocacia. São elas que dão a independência, a possibilidade de exercer com autonomia e responsabilidade a defesa da sociedade", afirmou Ednaldo Maiorano, candidato a presidente da OAB alagoana.

Segundo ele, Maricélia é um símbolo de resistência e representa uma luta que deve ser constante dentro do ambiente institucional: "Nós não podemos pensar em uma advocacia fortalecida sem prerrogativas fortalecidas. Esse é um compromisso perene", completou.

Candidata junto com Maiorano, Manuela Gatto, advogada da área cível e professora universitária, explicou que a proposta de sua chapa para a futura gestão da Ordem é criar uma controladoria de defesa de prerrogativas específicas para mulheres advogadas.

"Acredito na importância dessa proposta e na iminência de sua efetivação. Mulheres advogadas devem ter sua atuação protegida de assédio e abusos. Essa é uma bandeira permanente", reforçou Manuela.

O diretor de Defesa das Prerrogativas da OAB alagoana, Sílvio Arruda, destacou que “prerrogativa é o próprio exercício da advocacia. É o advogado de balcão, da repartição pública, é o advogado que está na delegacia, nas varas, nos tribunais, é o advogado que luta diariamente pelo seu direito de advogar”.

Segundo Sílvio, essas prerrogativas têm que ser respeitadas em todas as áreas da militância advocatícia. Ele afirmou que Maior e Manu “conhecem e vivem de perto essa realidade”.

Ainda durante o evento, lotado de advogados de todas as áreas de atuação, foi apresentada a Diretoria de Prerrogativas da chapa 1.

AGENDA

Os candidatos estiveram, pela tarde, em visita a escritórios de advocacia. Nesta quarta-feira (10), visitam advogados em União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Todos os eventos realizados pela Chapa 1 seguem à risca os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas