Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

SILÊNCIO E DISSIMULAÇÃO

As notas que tentam explicar supersalários e privilégios em obras públicas reforçam a necessidade de profunda investigação

Desde a década de 1980, quando o governador Fernando Collor encetou uma verdadeira cruzada contra detentores de supersalários, notabilizados como marajás do serviço público, o tema praticamente esvaiu-se do noticiário.

Voltou a ocupar as páginas há exatamente um ano, com a denúncia de entidades associativas dando conta de que o titular da SEFAZ e seu braço direito, advindos dos governos do Rio de Janeiro e do Amazonas, desfrutam de remuneração acumulada e bem acima do teto pago aos ministros do STF. O teto salarial é definido por emenda constitucional.

Leia também

Agora, o governo Renan Filho apresenta mais uma variante do marajanato em seus quadros de alta confiança. A denúncia apresentada no plenário do Poder Legislativo causou um misto de espanto e indignação na opinião pública. O surpreendente valor recebido pelo aliado do governador – R$ 70 mil mensais de subsídios, vantagens e penduricalhos - é mais que o dobro embolsado pelo chefe do Executivo.

Quanto à repulsa, registre-se o já recorrente modo de Renan Filho tratar os temas controversos - e sob suspeição - que eclodem em seu governo. Quando não adota o silêncio como regra, tenta escudar-se em notas recheadas de evasivas.

A nota da Secretaria de Saúde do Estado é um primor de dissimulação, pois diz que seu colaborador, afortunado por um gordo holerite abastecido pelo erário, não comete ilegalidade e mantém padrão remuneratório compatível com o período pandêmico.

No setor de obras do governo, outra nota pública, atribuída ao “clube” de empreiteiros aquinhoados com contratos equivalentes a R$ 1 bilhão, também destaca a legalidade. Como se assim justificasse a opção preferencial do governo Renan Filho de restringir, em poucas mãos, o acesso do segmento da construção civil ao pacote milionário de obras públicas licitadas pelo Estado. Como se arquivasse as graves suspeitas de sobrepreços e favorecimentos às vésperas de ano eleitoral.

Sobre as duas situações, vale recorrer ao artigo 37 da Constituição da República, ao dispor que a administração pública será regida pela “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficácia”. Neste campo, é oportuno o pensamento do professor Lúcio Rafael de Araújo, sobre o princípio da moralidade administrativa:

“Na administração pública, tendo em vista as licitações, é bem comum encontrar situações de conluios entre aqueles que realizam o devido processo, de forma que ferem a moral e caracterizam ofensa direta ao princípio supracitado. Esse tipo de ofensa administrativa produz efeitos jurídicos que podem acarretar anulação do ato e esta pode ser decretada pela própria administração ou pelo Poder Judiciário.”

De instituições autônomas, como o Ministério Público, há sempre a expectativa de uma efetiva e profunda investigação contra possíveis malfeitos e dribles supostamente legais para beneficiar apaniguados. É o que certamente deseja o cidadão, em nome da licitude e da honestidade de propósitos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas