Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

PESO DA HERANÇA

O lamentável saldo negativo que o ex-governador Renan Filho deixou para o próximo gestor público estadual

“Há um pseudoequilíbrio fiscal. A gente tem tido esse alarde de que o governo fez um equilíbrio fiscal. Até pode, mas à custa do sofrimento imposto aos servidores e do corte dos serviços públicos, como o déficit do ensino, com a divulgação agora há pouco do alto índice de analfabetismo, que chega a 17%”.

A declaração é da então presidente do Sindicato do Fisco de Alagoas, Lúcia Beltrão, concedida no dia 17 de julho de 2019 e registrada pela Gazeta, em frente à sede da Sefaz.

Leia também

Naquela ocasião, as entidades dos servidores públicos advertiram o governador Renan Filho para o perigo do endividamento, ao tempo em que realizavam a defesa da prestação de serviços de qualidade à população.

O Ato marcou a passagem dos 22 anos da crise de julho de 1997, quando o Estado acumulou dívida de toda ordem, inclusive atrasando em até nove meses o pagamento dos vencimentos do funcionalismo. Desfecho: tiroteio à porta do Poder Legislativo, com afastamento do governador.

Há três anos, o governo do Estado optou pelo silêncio quando foi instado a explicar a escalada de pedidos de empréstimos e suas consequências para o futuro do Estado, como também alertou o economista e professor José Menezes, do Núcleo Alagoano pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública.

Na semana em que Renan se tornou ex-governador do Estado, em meio a uma agenda eleitoreira, travestida de atos oficiais, a mesma organização da sociedade que defende auditagem transparente da dívida alagoana denunciou o fato segundo o qual o próximo governador vai herdar uma pesada dívida pública, superior a R$ 11 bilhões, sendo que 70% do montante é crédito em favor da União.

O novo governo também receberá como herança a execução de um Orçamento que privilegia a célebre “operação areia cimento e pedra”. Esta possui um seleto “clube” de empreiteiros como executores de um pacote de obras milionárias, e que se encontram sob suspeição.

A Gazeta já identificou o desmonte progressivo de áreas importantes para o desenvolvimento do Estado. A Secretaria de Agricultura, por exemplo, vem sendo desprestigiada continuamente, desde 2015, não obstante o clamor de todo o setor público agrícola alagoano, a começar pelos que fazem a agricultura familiar.

Se houve sensibilidade com o “clube”, o mesmo não se pode dizer em relação às áreas desenvolvimento humano e inclusão social. Basta mencionar o saldo negativo de empregos e a legião de alagoanos inseridos no lamentável quadro de extrema pobreza, suficientes para deprimir a condição do Estado nos cenários regional e nacional.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas