Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

OPÇÃO INACEITÁVEL

Governo trata com descaso o setor agrícola e a merenda em Alagoas poderia ter muito mais produtos da nossa agricultura familiar

A Gazetaweb publicou algo curioso nesse terreno árido em que se transformou, nos últimos tempos, a produção agrícola em Alagoas. A safra de grãos registrou uma alta de 31%, no ano que passou.

Com um olhar mais acurado para o contexto da informação, logo se percebe que o incremento ocorreu nas safras da cana de açúcar e da soja. Esta, em rotação com a cultura da cana.

Leia também

Trata-se do já conhecido setor sucroalcooleiro, segmento tradicional do agronegócio alagoano, que vem se reestruturando e buscando diversificar e elevar sua produtividade. No caso da soja, conta com o assessoramento técnico da Embrapa, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura.

No mais, o que o governo Renan Filho tem a apresentar como marca é a falência do setor público agrícola. Sua gestão se notabiliza, desde o início, pelo tratamento falimentar destinado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, já carimbada como “pasta faz de conta”.

Em 2017, o Censo Agropecuário do IBGE já detectava a estagnação da produção, fruto da ausência de efetivas políticas públicas voltadas ao fomento da diversificação e da agricultura familiar.

Dois anos depois, a imprensa expôs a falta de matadouros para o abate de animais pelo interior de Alagoas, um acintoso descaso com a saúde dos consumidores, ainda mais em plena pandemia.

Para reforçar a lamentável quadra histórica do atual governo em relação ao abandono do setor público agrícola de Alagoas, vale refrescar a memória de outro fato também registrado pela Gazetaweb, em setembro de 2019. Trata-se de mais um triste capítulo envolvendo os quase cem mil agricultores familiares.

“Sem ação do governo Renan Filho na agricultura, aproximadamente 40 mil produtores familiares podem perder a produção, principalmente de mandioca, que já se encontra em fase de colheita, por não terem a quem comercializar os produtos. Até agora, o gestor não executou o Programa de Aquisição de Alimentos.”

Sobre compra de alimentos, devemos recordar os termos da lei 11.947/2009, que determina o emprego de, no mínimo, 30% do montante repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar a estados e municípios.

Até hoje, a Unicafes em Alagoas, que congrega as cooperativas de agricultores familiares, cobra do governo Renan Filho, através da Secretaria de Educação do Estado, a compra de alimentos diretamente dos produtores ou de suas organizações.

Se a lei fosse cumprida, a merenda escolar absorveria bem mais alimentos colhidos por nossos pequenos produtores, com incentivo direto a uma cadeia produtiva que gera muitos empregos e fixa famílias no campo.

Ao não abraçar o projeto “Merenda legal: um prato cheio de dias melhores”, o governo só reforça a inaceitável e infeliz opção pelo descaso com a produção agrícola, além de todos os benefícios gerados em favor da economia popular.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas