Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

O QUE OS BURACOS REVELAM

É preciso fiscalizar contratos, impedir a repetição de erros do passado e respeitar a população

Não é de agora que a população testemunha conflitos em torno da realização de serviços urbanos efetuados por empresas vinculadas a instâncias distintas de poder. Um dos mais recorrentes ocorre na perfuração de asfalto para passagem de canalizações.

Há dez anos, aconteceu um fato muito grave em Maceió, onde a municipalidade acompanhou passivamente a Infraestrutura do Estado quebrar o asfalto nas mais importantes vias da cidade. Em nome da expansão da rede de saneamento básico, dezenas de quilômetros de ruas foram esburacadas.

Leia também

A empresa contratada pelo governo para arrebentar o pavimento, na hora do acabamento, não deixou o patrimônio viário municipal da mesma forma encontrada na hora da quebradeira.

Resultado: avenidas, como a Walter Ananias, no Centro, e a antiga Amélia Rosa, na Jatiúca, para citar apenas duas, viraram tobogãs permanentes, ficando até sem condições de tráfego em época de chuva, tamanha a falha na compactação do terreno e a rápida deterioração do asfalto, fato lamentável que perdura até hoje.

Agora, em plena quadra invernosa, a população de Maceió é novamente submetida aos buracos feitos por empreiteiras contratadas para obras de saneamento. São serviços intermináveis que vão deixando um rastro de ações inacabadas pelas portas dos maceioenses.

A Câmara Municipal de Maceió constituiu uma Comissão Especial para fiscalizar o andamento dos serviços, enquanto que a prefeitura de Maceió já acionou o Ministério Público contra a Casal, a fim de que esta advirta as empresas consorciadas e terceirizadas para o respeito à legislação que trata da apresentação de cronograma, o que não vem ocorrendo.

Sobre o tema, a Casal preferiu expedir uma nota em que exalta o governo e ignora a necessidade de formalizar um cronograma ordenado, como estabelece a lei. Por ser o saneamento algo indispensável, não se justifica transformar a cidade num labirinto intransitável. Não se resolve um grave problema criando outros para o contribuinte, que paga tudo no final das contas.

Essa desarticulação é tão real e recorrente nas administrações que o Senado da República já recebeu propostas para tratar do tema. Há quem tenha defendido até a criação de um “Sistema Nacional de Proteção, Preservação e Aprimoramento da Pavimentação asfáltica, Urbana e Rodoviária”.

Além da integração entre os distintos níveis de gestão, é bom mesmo que a Câmara Municipal de Maceió leve mesmo à frente o trabalho da Comissão Especial. É preciso fiscalizar os contratos, para que não se repitam os erros do passado, especialmente no que diz respeito à recuperação das vias escavadas.

Revelar o que há por trás de tanto descaso é mostrar que o buraco é mais embaixo quando se fiscaliza com seriedade. O padrão técnico mencionado na nota da Casal precisa sair dos escaninhos das cláusulas firmadas e virar serviço de qualidade, sem suspeição, isento de desvio, transparente e merecedor do respeito da sociedade.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas