Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

DESPERDÍCIO CONFESSADO

Expectativa é de que o MP/AL entre no caso e investigue as nomeações na Vice-Governadoria

Uma bomba explodia na mesa do governador Renan Filho em meio a fatos simbólicos da semana: a Câmara dos Deputados revisava a Lei de Improbidade Administrativa e o Senado da República prosseguia com projeto de lei que criminaliza o servidor remunerado em cargo público, sem o desempenho habitual da atividade para a qual tenha sido nomeado. Já em Maceió, ocorria o lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção.

Quem acendeu o pavio do artefato foi o deputado Davi Maia, que movimentou o plenário do Poder Legislativo com a grave denúncia de que os cargos comissionados destinados à vice-governadoria do Estado de Alagoas foram reocupados pelas recentes nomeações assinadas por Renan Filho, e publicadas no D.O. As reocupações dos cargos ocorreram após Luciano Barbosa renunciar ao mandato de vice-governador para poder assumir o comando da prefeitura de Arapiraca.

Leia também

Além de pessoas de confiança nomeadas pelo governador, houve ainda a solicitação de veículos para atender, como justificou o governo, às “atividades operacionais da vice-governadoria”, cujo prédio encontra-se fechado e com certo aspecto ectoplasmático, além de placa de venda desde a saída de Luciano.

Como o teor explosivo do fato gerou repercussão na opinião pública – cujos efeitos os corneteiros palacianos não conseguiram desqualificar pelas redes sociais –, o governo então resolveu deixar de lado o exercício diário do silêncio em assuntos controversos e emitiu uma nota pífia para tentar se contrapor à denúncia. O efeito foi contrário, porque o governo Renan Filho confessou o desperdício.

Pela nota, reconhece as nomeações e diz que “todas as funções administrativas da vice-governadoria estão ativas”, mas admite a redistribuição dos nomeados em outros órgãos e a entrega das chaves ao locador do prédio. Agora, a palavra está com os órgãos de fiscalização.

A expectativa é de que o MP/AL entre efetivamente no caso. Por uma lógica simples: se revolveu requisitar da prefeitura de Maceió os documentos que fundamentaram a redução da passagem de ônibus, é de se imaginar que haverá ação determinada diante de um fato que eleva custo e consagra a prática perdulária contra o erário estadual.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas