Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

DESAFIO DRAMÁTICO

Pandemia agrava o fosso social que separa os idosos e exige mais esforços pelo envelhecimento saudável

Com a decisão das Nações Unidas de declarar esta quadra da vida, em plena pandemia, como a Década do Envelhecimento Saudável, a grandeza das estatísticas justifica a preocupação global com os mais velhos. Basta apenas citar a espantosa projeção segundo a qual o número de idosos no mundo haverá de duplicar, alcançando 1,5 bilhão de pessoas até 2050.

Os dados aferidos revelam mais: 80% dos idosos estarão vivendo em países considerados de média e baixa rendas. Pelas condições econômicas e sociais dessas localidades, essa legião de gente na faixa de risco, em decorrência da Covid-19, poderá sofrer redução significativa no padrão de vida, pois a pensão chega apenas para 20% dos que estão em idade de aposentadoria.

Leia também

No Brasil, documento publicado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, tendo como base dados recentes do IBGE e do Pnad Covid-19, expõe a importância dos idosos para a família e a economia brasileira.

O mesmo estudo do Dieese também faz um recorte sobre o perfil dos idosos de Alagoas. Como há 471 mil pessoas com 60 anos ou mais, é nessa faixa de risco que se concentra a maior aflição das famílias, diante da espera angustiante pela vacina.

De acordo com a expectativa propalada pelo governo do Estado, toda a terceira idade só irá obter o imunizante lá para o final de abril, caso o fluxo de vacinas não venha sofrer novos contratempos.

Mas quem são mesmo os idosos alagoanos? O estudo do Dieese mostra que 81% deles contribui com pelo menos 50% da renda domiciliar, residindo em casas que moram estudantes.

O imenso fosso social também é marcante, no comparativo com outros Estados da Federação. Enquanto 43% dos idosos de São Paulo possuem plano de saúde, apenas 17% dessa faixa etária alagoana consegue aderir à assistência privada.

A disparidade também é revelada pelas marcas que o corpo carrega. Dos 471 mil idosos de Alagoas, 61% apresentam comorbidade, que significa a junção de doenças num mesmo indivíduo. No estudo do Dieese, Santa Catarina aparece somente com 27% de pessoas com 60 anos ou mais apresentando comorbidade.

Outro indicador que aponta o imenso abismo entre os idosos pode ser detectado no padrão de vida familiar. Segundo o Dieese, em Alagoas, 43% deles estão em domicílios que recebem auxílio emergencial, enquanto que apenas 13% da mesma faixa etária catarinense vive em casa beneficiada pelo auxílio.

Se o envelhecimento saudável é, cada vez mais, uma preocupação global, no Brasil, em razão das desigualdades, já se apresenta como um dramático e complexo desafio a ser vencido.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas