Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > EDITORIAL

ACESSO À ÁGUA E BUROCRACIA

Quase a metade dos municípios alagoanos sofre com a seca, mas o governo emperra o acesso a quem tem sede e produz

Não é de hoje que as páginas da Gazeta expõem as consequências do mal da ineficiência governamental. Nem o estudo analítico do Datafolha, publicado pela Folha de S. Paulo, em 2018, proporcionou ao governo Renan Filho a absorção de ensinamentos para correção de rumos, pois lá ficou a lamentável constatação de uma gestão rebaixada nacionalmente, que gasta muito e entrega pouco à população.

Muito antes do estudo do Datafolha, o Parlamento brasileiro vem abordando a problemática da ineficiência e da burocracia no setor público. O senador Fernando Collor, por exemplo, ao presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado da República, realizou ciclo de debates acerca do desenvolvimento nacional. Ganhou destaque a necessidade de simplificar procedimentos para destravar o crescimento econômico.

Leia também

Agora, no âmbito alagoano, um projeto de lei apresentado pelo deputado Paulo Dantas (MDB) permite retomar o debate local acerca da simplificação e da finalidade das grandes obras. Para acessar a água, ele propõe isenção da outorga aos imóveis rurais de pequeno porte, quando o objetivo é o consumo humano e a sobrevivência dos animais.

Na justificativa da proposta, que visa especialmente facilitar a vida de muita gente situada nos municípios em situação de emergência, em razão da estiagem prolongada, o parlamentar expõe algo já admitido por estudiosos no assunto: a falta de um plano de desenvolvimento integrado para Alagoas, onde a água deve ser tratada como uma prioridade, sobretudo para quem vive e produz nas regiões castigadas pela seca.

Enquanto os municípios pedem socorro, com a repetição da procissão de carros-pipa, o Canal do Sertão alagoano, com boa parte de sua calha quilométrica já concluída e cheia de água bombeada do São Francisco, segue no modo abandono. Se, por um lado, a água deveria estar servindo aos projetos complementares e atendendo à emergência de quem tem sede, por outro, prevalece a burocracia de um governo apenas sensível à chamada “operação cimento, areia e pedra.”

Outro aspecto que sensibilizou o parlamentar a buscar a legalização da dispensa de outorga está dito também na justificativa: a violência nos centros urbanos e a perda de controle do aparato policial sobre os crimes comuns cometidos contra os cidadãos e seus bens materiais. Entre os quais, consta o surrupio de documentos, como a RG, exigidos pelo governo - juntamente com taxas - para emitir a outorga e garantir o acesso à água.

Vale recordar as seguidas apurações jornalísticas, efetuadas pela equipe da Gazeta, dando conta do surpreendente volume de inquéritos parados pelas delegacias alagoanas, algo estimado em cinquenta mil, o que demonstra a completa falência funcional da polícia judiciária alagoana.

Por trás de cada número frio de um inquérito policial engavetado, há seres humanos clamando por justiça e lutando contra a impunidade, que afeta até o acesso aos mananciais de pessoas vitimadas pela crise hídrica.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas