Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Vendas no varejo crescem 2,1% em Alagoas no mês de novembro

Essa é a sexta taxa positiva desde maio; a sequência de alta foi interrompida após a queda no volume de vendas em setembro

As vendas do comércio varejista cresceram 2,1% em Alagoas no mês de novembro, na comparação com o mês anterior. Essa é a sexta taxa positiva desde maio: a sequência de alta foi interrompida após a queda no volume de vendas em setembro (-0,5%). As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta sexta-feira (15), pelo IBGE.

Em relação a novembro de 2019, o comércio cresceu 6,3%, o quarto resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 3,1%, enquanto nos últimos 12 meses acumula redução de 3%.

Leia também

No Brasil, o volume de vendas do comércio varejista nacional na passagem de outubro para novembro de 2020 ficou estável, com variação de -0,1%. No confronto com igual mês do ano anterior, também houve perda de ritmo, com o varejo crescendo 3,4% em novembro de 2020, menos que a alta de 8,4% em outubro. Apesar da desaceleração, o setor se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia.

Das oito atividades investigadas, cinco cresceram na comparação com o mês anterior, porém Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que têm peso de cerca de 45% no índice geral do país, apresentaram retração.

"Se olharmos, por exemplo, para a receita das empresas dessa área [hipermercados], houve um declínio de 0,8%. E a diferença entre a receita e o volume de vendas demonstra um aumento de custos. Mas, além disso, é comum que o consumidor, quando tem uma queda de renda ou do seu poder de compra, passe a comprar menos produtos que não são essenciais e a optar por marcas mais baratas", analisa o gerente da PMC, Cristiano Santos, observando o cenário nacional.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 1,7% em Alagoas

Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um crescimento de 1,7% no mês de novembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 7,9%.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-1,4%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-1%).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas