Imagem
Menu lateral
Imagem
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Vendas do comércio caem 7,2% em Alagoas no mês de outubro, aponta IBGE

Contudo, mesmo com as vendas em queda, a receita dos empresários aumentou

As vendas no comércio varejista de Alagoas recuaram 7,2% em outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O mês é marcado pelo Dia das Crianças, período tradicional de consumo focado no público infantil. Os dados do setor foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Contudo, mesmo com as vendas em queda, a receita dos empresários aumentou. O que pode significar que os preços estão mais caros ou que quem comprou optou por gastar mais, ou até mesmo as duas circunstâncias. Comparada com outubro do ano passado, a receita do Comércio em Alagoas avançou 5,5%. No ano, esse aumento já é de 12,5%.

Em todo o País, o volume de vendas do comércio varejista recuou 0,1% na passagem de setembro para outubro deste ano. É a terceira queda consecutiva do indicador, que acumula no trimestre uma perda de 1,8%. O setor também recuou 7,1% na comparação com outubro de 2020. No acumulado do ano e em 12 meses, o comércio varejista apresenta altas de 2,6%.

Na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram queda no volume de vendas: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%), supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%).

Por outro lado, três atividades apresentaram alta: tecidos, vestuário e calçados (0,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).