Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Vendas de carros em Alagoas têm crescimento de 181% no mês de abril

Dados se referem apenas aos veículos considerados de “passeio”

A venda de carros em Alagoas aumentou 181,9% no mês de abril deste ano ante o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. Ao todo, foram 1.218 automóveis vendidos no Estado no mês passado, ante 432 em abril de 2020, logo no começo da pandemia de Covid-19. Estes dados se referem apenas aos veículos considerados de “passeio”.

Considerando todos os tipos de veículos automotores vendidos em Alagoas no mês de abril, o que inclui carros, motos, ônibus e outros, o aumento foi de 248,65%. Esta alta é puxada pela venda de motos. Isolada, esta categoria vendeu 325% a mais em abril deste ano do que no mesmo mês de 2021. Foram 1.649 unidades comercializadas no mês passado e 388 em abril de 2020.

Leia também

Outro setor que apresenta retomada das vendas na comparação com o ano passado é o de veículos comerciais leves. Foram 308 unidades vendidas em abril passado ante 85 em abril de 2020. No setor de caminhões a alta foi de 35%, com 50 unidades vendidas em abril deste ano e 37 no mesmo mês do ano passado.

Em todo o País, na comparação com abril do ano passado, pouco após a entrada em vigor de medidas de isolamento social no país que forçaram o fechamento de lojas e interrupção na produção de fábricas, os emplacamentos de abril dispararam 214%. Em abril de 2020, as vendas tinham somado 55.706 unidades.

Apesar da queda nas vendas em abril deste ano ante março, os estoques de carros e comerciais leves seguem baixos, informou a entidade. Segundo a Fenabrave, os inventários correspondem a 14 dias de vendas em média, metade do considerado ideal pelo setor.

No quadrimestre, os licenciamentos mostram crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período de 2020, a 703 mil veículos. A entidade decidiu não revisar suas projeções uma vez que o resultado de janeiro ao fim de abril está próximo do esperado.

“Acreditamos que se a produção de veículos for regularizada e houver avanço na vacinação, a economia também irá reagir melhor e, com ela, os índices de confiança, empregos, renda e, consequentemente, os resultados do nosso setor”, afirmou o presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, em comunicado.

Ante março, as vendas de carros caíram 10,2%, enquanto as de comerciais leves subiram 3,6%. Os emplacamentos de caminhões recuaram 9% e os de ônibus 6,7%.

A Fenabrave apontou para um salto de 52% nas vendas de motocicletas em abril ante março, para 94,7 mil unidades. “Em abril, houve uma boa regularização na produção, o que permitiu atender à parte da demanda reprimida do segmento, em que pese ainda permaneçam problemas de abastecimento de peças e componentes”, afirmou o presidente da entidade. “Desde o início da pandemia, as motocicletas vêm se consolidando como uma alternativa de transporte individual e de trabalho”, acrescentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas