Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Serviços de Alagoas têm a maior retração do país no ano, diz IBGE

Apesar de registrar alta em novembro, setor alagoano acumula retração de 17,7% no ano

O setor de serviços de Alagoas registrou crescimento de 8,7% em novembro de 2020, na comparação com o mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta quarta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se do segundo maior crescimento do País, atrás apenas dos serviços prestados no Acre, que avançaram 9% no penúltimo mês do ano passado. Apesar disso, o setor registrou a maior retração do País no acumulado de janeiro a novembro, com 17,7%. Nessa base de comparação, sete dos nove estados nordestinos acumulam as maiores quedas.

Leia também

Além de Alagoas, a Bahia registrou recuo de 16%, seguido do Rio Grande do Norte (16%), Sergipe (15,6%), Piauí (15,5%) e Pernambuco (13,4%). Na comparação com novembro de 2019, o setor de serviços alagoano recuou 5,8%. Nessa base de comparação, apenas cinco estados registraram resultado positivo. O Pará aparece em primeiro lugar, com crescimento de 4,8%, seguido de Santa Catarina (4,6%), Amazonas (3,9%), Acre (1,4%) e Mato Grosso do Sul (0,5%).

Em todo o País, o setor de serviços registrou alta de 2,6% em novembro. Apesar da alta, o volume de vendas dos serviços ainda está 3,2% abaixo do registrado em fevereiro, antes da chegada da Covid-19 ao Brasil. Serviços são o setor que mais emprega no país e sua retomada é considerada fundamental para acelerar a recuperação econômica após a pandemia.

Apesar da flexibilização do isolamento social no período, não houve uma retomada do patamar pré-crise. Na comparação com novembro de 2019, o volume de serviços mostra um resultado negativo de 4,8%, a nona baixa seguida neste índice. No acumulado do ano até novembro, o setor recuou 8,3% na comparação com o mesmo período de 2019. Em 12 meses, a queda é de 7,4%, o pior resultado desde o início da série histórica.

O setor deve fechar o ano com o pior recuo desde o início da pesquisa, em 2011. Na divulgação desta quarta, todos os cinco ramos de atividade tiveram crescimento, com destaque para os dois setores mais afetados pela pandemia: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com alta de 2,4%, e serviços prestados às famílias, que avançaram 8,2%.

Com o crescimento recente dos casos de Covid-19, que vem registrando cada vez mais mortes -foram 1.109 nesta terça (12)-, a recuperação incipiente pode perder força. O gerente da pesquisa Rodrigo Lobo apontou que as atividades presenciais são as que enfrentam mais obstáculos para recuperarem o nível pré-pandemia, como os ramos de restaurantes, hotéis e transportes.

"Atividades como restaurantes, hotéis, serviços prestados à família de uma maneira geral e transporte de passageiros, seja o aéreo, o rodoviário e ou o metroviário, até mostraram melhoras, mas a necessidade de isolamento social ainda não permitiu o setor voltar ao patamar pré-pandemia", afirmou o gerente.

O setor de transportes ainda está 5,4% abaixo do patamar de fevereiro, apesar do ganho de 26,7% entre maio e novembro. No mesmo período, os serviços prestados às famílias tiveram alta de 98,8%, mas seguem 34,2% abaixo do nível anterior à chegada da Covid-19.

Segundo o IBGE, somente serviços de informação e comunicação (0,5%) e outros serviços (0,5%) superaram o nível de fevereiro. Os serviços cresceram em 19 das 27 unidades da federação. São Paulo teve o avanço mais significativo, com alta de 3,2%. Outros registros importantes foram em Minas Gerais, (2,8%), Rio de Janeiro (1,3%), Rio Grande do Sul (3,2%), Pernambuco (5,2%) e Paraná (2,1%).

Por outro lado, o Distrito Federal teve o recuo mais forte, de 9,9%. Na comparação com novembro de 2019, 22 das 27 unidades federativas recuaram no volume de serviços. As influências mais negativas foram de São Paulo (-3,8%), Rio de Janeiro (-7,9%) e Distrito Federal (-18,6%).

O IBGE calcula mensalmente um indicador que reúne as atividades do setor ligadas ao turismo. Em novembro, o Índice de Atividades Turísticas avançou 7,6% na comparação com o mês anterior, sétima taxa positiva seguida.

Porém, o segmento de turismo ainda está 42,8% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, antes da pandemia promover o distanciamento social como forma de conter o avanço da Covid-19 pelo país, afetando boa parte das atividades turísticas.

* Com informações da Folhapress

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas