Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

'Prévia' do PIB começa 2016 com retração de 0,6%, informa BC

PIB teve 'encolhimento' de 3,8% em 2015 - maior queda em 25 anos

O nível de atividade da economia brasileira iniciou o ano de 2016 da mesma forma como encerrou o ano passado, com retração, segundo indicam números divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Banco Central.

O chamado Índice de Atividade Econômica do BC, o IBC-Br - um indicador criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) - teve contração de 0,61% em janeiro, na comparação com o mês anterior, após ajuste sazonal (uma espécie de "compensação" para poder comparar períodos diferentes).

Leia também

De acordo com dados da autoridade monetária, esta foi a maior contração mensal desde agosto do ano passado (-0,92%). Janeiro também foi o décimo primeiro mês seguido de contração na prévia do PIB. O último mês em que o indicador registrou aumento foi em fevereiro de 2015 - com uma alta de 0,47% sobre o mês anterior.

A economia brasileira atualmente passa por um período de recessão, que acontece em um ambiente de alta da inflação, das taxas de juros, do desemprego e também da inadimplência.

Além disso, o governo segue enfrentando dificuldades para promover o ajuste das contas públicas (que estão há dois anos no vermelho) e o ambiente político continua conturbado, o que gera expectativas ruins para as votações das medidas de ajuste.

Números prévios da economia em janeiro já não tinham mostrado resultado muito bom. Apesar de a produção industrial ter subido 0,4% contra dezembro do ano passado, as vendas do comércio caíram 1,5% - a queda mais intensa, para o período, desde 2005. Já a receita de serviços também recuou em janeiro.

Comparação com janeiro de 2015

De acordo com o Banco Central, a "prévia" do PIB registrou no primeiro mês deste ano, na comparação com janeiro de 2015, um tombo maior ainda: de 4,05%. Neste caso, a comparação foi feita sem ajuste sazonal - pois considera períodos iguais.

E, no acumulado em 12 meses até janeiro, ainda de acordo com informações do Banco Central, o indicador registrou contração de 4,44% (após ajuste sazonal).

Resultados e expectativas para a economia

No ano passado, os números oficiais do do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma retração do PIB de 3,8% - a maior queda em 25 anos.

O mercado financeiro acredita que o PIB terá novamente forte retração neste ano. A expectativa dos analistas dos bancos, colhida pelo Banco Central na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras, é de uma contração de cerca de 3,5% em 2015.

Se a previsão de um novo "encolhimento" se confirmar em 2016, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia - a série histórica oficial, do IBGE, tem início em 1948.

Resultados do IBC-Br x PIB

Embora o cálculo seja um pouco diferente, o IBC-Br foi criado para tentar ser um "antecedente" do PIB. O índice do BC incorpora estimativas para a agropecuária, a indústria e o setor de serviços, além dos impostos.

Os resultados do IBC-Br, porém, nem sempre mostraram proximidade com os dados oficiais do PIB, divulgados pelo IBGE.

Em 2014, o BC estimava uma retração de 0,15% no PIB, mas os dados oficiais mostraram uma alta de 0,1% no ano retrasado. Em 2015, o IBC-Br teve retração de 4,08%, mas o PIB recuou 3,8%.

O Banco Central já informou anteriormente que o IBC-Br não seria uma medida do PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas "um indicador útil" para o BC e para o setor privado.

Definição dos juros

O IBC-Br é uma das ferramentas usadas pelo BC para definir a taxa básica de juros (Selic) do país. Com o menor crescimento da economia, por exemplo, teoricamente haveria menos pressão inflacionária. Atualmente, os juros básicos estão em 14,25% ao ano, o maior nível em nove anos.

Pelo sistema de metas de inflação que vigora no Brasil, o BC precisa ajustar os juros para atingir as metas preestabelecidas. Quanto maiores as taxas, menos pessoas e empresas dispostas a consumir, o que tende a fazer com que os preços baixem ou fiquem estáveis.

Para 2016, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Desse modo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país e medida pelo IBGE, pode ficar entre 2,5% e 6,5%, sem que a meta seja formalmente descumprida.

Neste ano, o mercado financeiro acredita que a inflação oficial ficará novamente acima do teto de 6,5% do sistema de metas. Em 2015, somou 10,67%, a maior em 13 anos, e estourou a meta de inflação. Para os analistas dos bancos, a inflação somará 7,61% em 2016.

O Banco Central tem dito que trabalha para trazer a inflação para dentro da banda do sistema de metas em 2016 e próxima do objetivo central, de 4,5%, em 2017.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas