Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Pandemia: mais de um quarto dos bares e restaurantes de Alagoas ainda trabalha no prejuízo

Pelo menos 31% dos estabelecimentos tiveram lucro em junho; a pesquisa foi realizada em julho

Pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel-AL) aponta que 27% dos estabelecimentos desse segmentos situados no estado ainda trabalham com prejuízos oriundos da pandemia. Ao todo, 124 associados responderam a pesquisa, que foi realizada entre os dias 20 e 28 de julho.

Os números mostram, no entanto, que 31% dos bares e restaurantes tiveram lucro em junho. Em maio, o lucro foi de 22%, enquanto em janeiro o percentual foi de 35%. Outros 42% ficaram em equilíbrio.

Sobre os preços praticados, 75% disseram que não conseguem repassar aumento de custos. O número é pouco melhor do que os 85% de junho. Outros 22% das empresas dizem que não conseguem reajustar o cardápio, e 53% fizeram reajustes abaixo da inflação.

Outros 24% disseram que só aumentaram conforme o índice oficial e apenas 1% majorou o cardápio acima da inflação. “A discreta ascensão no cenário atual ainda não é suficiente para o restabelecimento do nosso setor. As empresas seguem endividadas, necessitando de atenção especial. Diante de tudo isso, a inflação continua desafiando os empresários a enxugarem ao máximo seus custos e assim viabilizarem suas operações sem repassar esse aumento na conta dos clientes”, declarou o presidente da Abrasel, Marcus Batalha.

Artigos Relacionados

A pesquisa mostra ainda que 37% das empresas pretendem contratar novos funcionários até o final de 2022. Outros 56% esperam manter o quadro de empregados atual e somente 7% têm a intenção de demitir funcionários no período.

Outro cenário traçado na pesquisa é que 59% dos empresários possuem empréstimos contratados. Dos que fizeram empréstimos regulares, 27% têm parcelas em atraso. Entre os que pegaram dinheiro via Pronampe, a inadimplência é menor: 4%. A média de comprometimento do custo mensal com pagamento de dívidas bancárias é de 16%.

Em todo o Brasil, o percentual de bares e restaurantes que tiveram lucro aumentou de 35% para 37% em julho de 2022, e os que fecharam o mês com prejuízo caíram de 29% para 26%. O representante da Abrasel nacional, José Camargo, disse que o setor está otimista para os próximos meses, mas que ainda preocupa o grande número de estabelecimentos com prejuízo e com dívidas acumuladas.

Entre os estabelecimentos que tiveram prejuízo em julho, 75% deles apontam que a inflação é o principal fator para o resultado negativo. Por outro lado, a associação estima que o setor pode contratar até 100 mil novos trabalhadores até o final do ano, aproveitando a Copa do Mundo e as festas de Natal e ano novo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas