Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

O bitcoin (BTC) é um bom investimento para o futuro?

Uma insanidade coletiva cresceu em torno do bitcoin na última década. É difícil prever se essa criptomoeda se tornará uma moeda de reserva global ou reserva de valor amplamente aceita como ouro. A emoção da riqueza ou da ruína deixa alguns investidores desconfiados, mas outros querem perseguir a chance de lucros maciços investindo em bitcoin.

O bitcoin é um bom investimento?

Sim. Segundo especialistas do PortalCripto, o bitcoin é um bom investimento quando administrado de maneira adequada. Infelizmente, como qualquer outro ativo, o bitcoin pode ser um mau investimento para quem não manuseá-lo com cuidado.

Leia também

Artigos e notícias sobre o Mercado de Criptomoedas acesse: PortalCripto.

É arriscado investir em Bitcoin?

O Bitcoin é semelhante a qualquer investimento especulativo, comprar Bitcoin traz riscos. Desde o início, o Bitcoin foi o primeiro ativo digital a gerar o atual ecossistema de criptomoedas. Por um bom tempo, cresce uma sequência clandestina de investidores que viam o futuro como uma possível substituição ao sistema monetário físico. Agora, o Bitcoin se tornou um nome familiar à medida que instituições e governos desenvolvem maneiras de atender à crescente demanda por exposição de clientes.

Semelhante a como a internet já foi um investimento especulativo, o Bitcoin recebeu críticas semelhantes. Na realidade, a atual taxa de adoção do Bitcoin supera a da Internet, com uma base de usuários de 2.021 quase o tamanho da Internet em 1997.

Em 2021, El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a tornar o Bitcoin uma moeda com curso legal; O Paraguai e outros países procuram fazer o mesmo. El Salvador também é o primeiro e único país a ter Bitcoin em seu tesouro. Em setembro, El Salvador tinha 700 moedas. O presidente Nayib Bukele não teve vergonha de anunciar suas compras no Twitter.

À medida que o mundo das finanças tradicionais percebe o potencial do Bitcoin para perturbação, eles devem escolher entre adotar criptomoedas ou enfrentar a irrelevância. A decisão pessoal de investir em bitcoin depende do apetite por risco e perspectiva sobre o futuro da humanidade. Bitcoin, então, pode ser um bom investimento se os mercados globais continuarem a favorecê-lo.

Vantagens dos investimentos em Bitcoin

O desempenho esmagador do bitcoin - como moeda e investimento - atraiu investidores tradicionais e institucionais. Bitcoin é um bom investimento? Para ser justo, ele oferece várias vantagens em relação aos investimentos tradicionais.

  • Liquidez. Bitcoin é indiscutivelmente um dos ativos de investimento mais líquidos devido ao estabelecimento mundial de plataformas de negociação, bolsas e corretoras online. É possível trocar bitcoins por dinheiro ou ativos como ouro instantaneamente com taxas incrivelmente baixas. A alta liquidez associada ao bitcoin o torna um grande recipiente de investimento para quem está procurando lucro a curto prazo. As moedas digitais também podem ser um investimento de longo prazo devido à alta demanda do mercado.
  • Menor risco de inflação. Ao contrário das moedas mundiais - que são reguladas por governos - o bitcoin é imune à inflação. O sistema de blockchain é infinito e não há necessidade de se preocupar com a perda de valor de suas criptomoedas.
  • Novas oportunidades. O comércio de bitcoins e criptomoedas é relativamente novo - novas moedas estão se tornando comuns diariamente. Essa novidade traz oscilações imprevisíveis de preço e volatilidade, que podem criar oportunidades de ganhos massivos.
  • Negociação minimalista. A negociação de ações requer que o investidor possua um certificado ou licença. Também deve passar por um corretor para negociar as ações de uma empresa. Mas a negociação de bitcoin é minimalista: simplesmente compre ou venda bitcoin nas bolsas e coloque-os em sua carteira. As transações de Bitcoin também são instantâneas - ao contrário da liquidação de ordens de negociação de ações, que pode levar dias ou semanas.

Desvantagens dos investimentos em Bitcoin

Bitcoin pode ser o futuro do câmbio monetário, mas é igualmente importante que o investidor esteja ciente das preocupações em torno dos investimentos em criptomoedas. Listadas abaixo estão algumas coisas que podem tornar o Bitcoin um mau investimento. Equilibrar os prós e os contras costuma ser a coisa mais importante que um investidor pode fazer.

  • Volatilidade: O preço do bitcoin está sempre oscilando para frente e para trás. Para quem comprou bitcoin em 17 de dezembro de 2017, o preço era $20.000. Semanas depois, não conseguiria vender o investimento por mais de $7.051. Embora muitos estejam indo bem agora em 2021, segurar por anos seguidos não é uma opção viável para todos os investidores.
  • Ameaça de hacking online: Embora usar uma troca confiável como Coinbase ou Gemini faça maravilhas para reduzir o risco de ser hackeado, a única maneira de ficar totalmente seguro é assumindo a custódia de sua própria chave privada. Isso pode ser feito com uma carteira criptografada como a Ledger Nano X ou a carteira Coinbase.

O Bitcoin pode ser trocado por dinheiro real?

O Bitcoin pode ser convertido em dinheiro de duas maneiras diferentes. O investidor pode vender bitcoin em uma bolsa de criptomoeda como a Binance. O dinheiro será depositado diretamente em sua conta bancária. Esta é uma maneira simples de converter Bitcoin em dinheiro, mas deve se lembrar que o preço de um Bitcoin muda o tempo todo. Sim, pode precisar de dinheiro, mas pode se dar bem alguns anos no futuro se o preço do Bitcoin disparar continuamente.

Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.

Mais artigos e notícias sobre o Mercado de Criptos acesse: PortalCripto.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas