Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Não sabe o número do seu PIS? Veja como consultar pelo CPF

Governo liberou R$ 25 bi para pagar o PIS a trabalhador que recebe em média dois salários mínimos por mês

O PIS (Programa de Integração Social) é um direito de todo o trabalhador que atue com carteira assinada e receba em média de dois salários mínimos por mês.

Além disso, é preciso que tenha trabalhado pelo menos 30 dias no ano do pagamento e estar inscrito há pelo menos 5 anos no PIS. Outro requisito importante é ter os dados atualizados pela empresa na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa.

Leia também

Como consultar pelo CPF?

Previdência Social: ligando para o telefone da Previdência Social (135), é possível consultar o número de seu PIS por meio de seu CPF. Selecionando a opção 5, um atendente vai confirmar os seus dados cadastrais e informar o seu número do PIS. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Por aplicativos

  • Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
  • FGTS: Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no app do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
  • Caixa Trabalhador e Caixa Tem: A Caixa disponibiliza, nestes aplicativos, os dados referentes ao PIS.

Caixa: No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF.

Central Alô Trabalho: Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber do abono salarial, o trabalhador pode ligar para o número 158

Trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

MEU INSS:

  • Acesse o portal Meu INSS
  • Clique em Entrar (no canto superior direito)
  • Selecione Cadastre-s
  • Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)
  • Clique em Próxima
  • Anote a senha que o sistema vai criar para você
  • Informe seu CPF e a senha
  • Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência
  • Acesse novamente, desta vez com a sua senha

Cnis: Acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em "Cidadão", e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu.

Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em "Continuar".

Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas