Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Maquiagem de desconto foi principal queixa na Black Friday, diz Procon-SP

As reclamações sobre esse tema totalizaram 28,3%. Para o Reclame Aqui, maior motivo das queixas foi propaganda enganosa

O Procon-SP informou nesta segunda-feira (30) que a maioria dos problemas relatados ao órgão pelos consumidores durante a Black Friday, na última sexta-feira (27), foram sobre maquiagem de descontos. As reclamações sobre esse tema totalizaram 28,3% das recebidas pelo Procon-SP.

O dado coincide com o balanço do "Reclame Aqui", que divulgou no sábado (28) que o maior motivo das queixas deste ano foi propaganda enganosa, com 36,2% das reclamações. Outros 9,1% dos consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra. O terceiro maior motivo de queixa se deve à divergência de valores, com 7,1%.
Já os demais problemas relatatos ao Procon-SP foram produto ou serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%).
A Black Friday Brasil aconteceu na última sexta-feira (27). O evento é inspirado na tradicional data comercial nos Estados Unidos, quando durante 24 horas o comércio eletrônico e lojas físicas oferecem descontos em produtos.
Plantão
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, organizou um plantão especial de atendimento a consumidores durante a Black Friday.
Entre 19h de quinta-feira (26) e 0h de sábado (27), foram registrados 1.184 atendimentos. O número representa um recuo em relação à edição de 2014, quando o órgão registrou 1.356 atendimentos.
Dos atendimentos realizados neste ano, 331 resultaram em abertura de ações fiscalizatórias. Além disso, durante o plantão, o Procon-SP visitou 143 lojas físicas na capital e interior e autuou 44 estabelecimentos, ou seja, 30% das empresas.
O maior problema foi a falta de preços em produtos, seguido por produtos com problemas na informação (falta de rótulo, validade ou rótulo/etiqueta em língua portuguesa).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas