Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Joaquim Levy é anunciado diretor financeiro do Banco Mundial

Cargo é autoridade máxima no controle do Tesouro da entidade. Ex-ministro da Fazenda deixou o cargo em dezembro do ano passado

O ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi anunciado nesta segunda-feira (11) para o cargo de diretor financeiro do Banco Mundial (BIRD), em Washington. Levy deixou a Fazenda em dezembro do ano passado, quando foi substituído por Nelson Barbosa, ex-ministro do Planejamento.

Como diretor financeiro (o cargo em inglês é CFO, Chief Financial Officer), Levy será responsável por todo o controle do Tesouro da entidade, incluindo as operações financeiras, orçamento corporativo, gerenciamento de risco e controladoria. Ele assume o cargo no dia 1º de fevereiro.

Leia também

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, elogiou a atuação do ex-ministro. "Joaquim possui uma rara mistura de especialização em finanças e mercados, uma forte perspectiva e conhecimento de sistemas multilaterais ? todos centrais ao nossos sucesso", disse em comunicado.

"O compromisso incansável de Joaquim com reforma - orientada para o desenvolvimento sustentável e inclusivo - é um recurso significativo para o grupo Banco Mundial enquanto revisamos nossas finanças e adaptamos a um ambiente de rápida transformação."

A informação sobre a nova ocupação de Levy havia sido antecipada na sexta-feira por Otaviano Canuto, representante brasileiro do Fundo Monetário Internacional (FMI),  em evento sobre o Brasil.

Segundo a GloboNews, trata-se de um convite do próprio Banco Mundial, e não de uma indicação do governo brasileiro ao cargo.

Este não é o primeiro cargo internacional ocupado por Levy. Após deixar a chefia do Tesouro Nacional, em 2006, Levy foi vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), posição que ocupou por oito meses.

Levy desligou-se do Bid no final do mesmo ano e, em janeiro de 2007, foi convidado pelo então governador do Rio, Sérgio Cabral, a assumir a Secretaria de Fazenda do estado.

"Levy também ocupou cargos em vários departamentos do FMI, Banco Central Europeu e o Banco Interamericano de Desenvolvimento", informou o Bird em comunicado nesta segunda, citando também os anos em que o ex-ministro esteve na diretoria da administradora de investimentos Bradesco Asset Management, de 2010 a 2014, quando foi convidado para comandar a Fazenda.

Levy tem 54 anos e é um economista bem avaliado pelo mercado financeiro, considerado ortodoxo, com uma atuação mais tradicional na economia.

Bird

O Banco Mundial é uma organização internacional que fornece empréstimos para diversos países. Surgiu para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Com o tempo, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-Guerra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas