Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Intenção de consumo das famílias de Maceió tem crescimento de 19,88% em um ano

Segundo especialista, panorama mais otimista em julho pode ser explicado pelo contexto de redução do teto do ICMS dos combustíveis para 17%

Com crescimento de 19,88%, na comparação anual, o índice que mensura o grau de satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo em Maceió voltou ao patamar pré-pandemia e apresentou a melhor marca desde julho de 2019. Os dados constam na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de julho, que alcançou 108 pontos e consolidou o quadro de otimismo registrado no primeiro semestre de 2022.

O levantamento, que é elaborado pelo Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta ainda para um crescimento de 4,5% de junho a julho. No ano, o índice registra elevação de 7%, seguindo a tendência de alta demonstrada em âmbito nacional, que, na média, já alcança 3%.

Artigos Relacionados

Para o economista e coordenador do Instituto Fecomércio, Victor Hortencio, esse cenário é resultado do abrandamento da pandemia e a consequente flexibilização das restrições nas atividades comerciais em todo o Brasil, iniciadas no ano passado.

“Apesar do impacto da inflação e da alta de juros no orçamento familiar, a pesquisa aponta que, ainda assim, a população da capital alagoana conseguiu elevar o nível de consumo. No entanto, o panorama mais otimista em julho pode ser explicado pelo contexto de redução do teto do ICMS dos combustíveis para 17%”, observa.

“Essa redução tem um impacto forte no curto prazo e diminui os preços de produtos estratégicos, o que impacta diretamente no movimento inflacionário visto no país nos últimos dois anos”, conclui.

Em uma análise mês a mês, o levantamento demonstra ainda que apenas um subíndice do ICF teve variação negativa no mês de julho. Mas, apesar da queda de 0,8%, o acesso ao crédito aponta para uma estabilidade. Segundo Hortencio, esse resultado, considerado desfavorável, é um reflexo da alta da taxa Selic, que hoje está em 13,75% e vem crescendo significativamente desde o ano passado.

Já os subíndices perspectiva de consumo, com crescimento vertiginoso de 9,5%, e consumo atual, com variação positiva de 7,3%, são os destaques da pesquisa e justificam o aumento significativo do ICF no mês de julho.

Com assessoria*

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas