Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Inflação oficial chega a 9,76% em Maceió no somatório de 2015

Taxa foi divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE; alimentação, transportes e habitação puxaram alta

Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), conhecido como inflação oficial, fechou, em 2015, em 10,67% no País, Maceió ficou abaixo dos dois dígitos. Ainda assim, os números são elevados: por aqui, a inflação ficou em 9,76% em 2015, no somatório de janeiro a dezembro do último ano.

Os grupos que mais puxaram o IPCA para cima foram alimentação, habitação e transportes. A alimentação, por exemplo, subiu 7,69% no acumulado anual, influenciada principalmente pelos preços de itens como o tomate, que teve um aumento de 20%, e a cebola, que chegou aos 60%.

Leia também

Segundo o supervisor de Estudos e Análises da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag), Gilvan Sinésio, habitação teve um crescimento de 13,38%, impulsionado em especial pela alta da energia elétrica e da água, e transportes, que ficaram 11,07% com o encarecimento de combustíveis, passagens aéreas e pneus.

"Despesas pessoais também foi item que teve muita elevação, a maior de todas, com 14,19%. Isso se deve principalmente ao aumento de custos com cartórios e serviços bancários, além de empregadas domésticas", esclarece. "Esses foram os grupos que mais influenciaram nesse resultado".

Gilvan Acrescenta que a inflação ficou maior que o esperado e o indicador pode ser considerado alto. No começo do ano, os órgãos tinham uma previsão de que o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo ficasse entre 4,5% e 6,5%. Com o percentual de mais de 9% em Maceió, o acumulado é 70% maior que o esperado.

"É muito alto, 70% mais do que esperávamos", diz o supervisor, lembrando que, a consequência prática na vida do cidadão é um rendimento menor dos salários. "Trabalhamos com grupos essenciais para a sobrevivência, como alimentação, habitação, Todos eles tiveram aumento significativo e isso influencia demais nos gastos", expõe.

O técnico ressalta que o índice esperado para este ano de 2016 ainda não foi divulgado, mas deve ficar em torno de 6,75%.  Atualmente, o estudo da inflação é feito apenas em Maceió. Outros municípios, como Arapiraca e Santana do Ipanema, devem entrar nas pesquisas de preço.

Brasil

O IPCA foi divulgado nesta sexta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa ficou em 10,67% no acumulado anual, resultado que indica que a inflação fechou bem acima do teto da meta de inflação do Banco Central para o ano de 2015.

Assim como em Alagoas, no restante do País o que mais pesou no bolso do brasileiro foi o aumento de preços dos alimentos e das bebidas: de 8,03% em 2014, a taxa subiu para 12,03%. O aumento não foi o mais forte entre todos os tipos de gastos analisados pelo IBGE, mas seu peso é o maior no cálculo do índice.

De acordo com o instituto, o maior impacto na análise individual dos itens - não dos grupos - partiu da energia elétrica e dos combustíveis. A conta de luz ficou, em média, 51% maior que em 2014. Já a elevação no preço da gasolina autorizada pela Petrobras no início de setembro fez com que o reajuste no valor dos combustíveis fosse de 21,43%.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas