Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Equipe de transição de Lula estuda aumentar 10% de biodiesel no diesel

Governo de Jair Bolsonaro manteve os 10% de adição de biodiesel até março de 2023, mas a intenção é aumentar para 14%

Após o governo de Jair Bolsonaro (PL) publicar despacho em que mantém o percentual de 10% do biodiesel no diesel até 31 de março de 2023, a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu aumentar a quantidade de acréscimo ao produto vendido para o consumidor.

Integrantes da equipe alegam que, quanto maior o percentual de biodiesel no diesel, mais a agricultura será beneficiada. O argumento é que as matérias-primas do biodiesel são soja, algodão e canola; assim, o uso do combustível seria favorável para o setor.

Leia também

O programa RenovaBio, que visa auxiliar o setor de biocombustíveis na tarefa de descarbonização da economia brasileira, sustenta que o percentual deveria ter aumentado para 14% em março de 2022, e para 15% em 2023. Embora a equipe de transição se manifeste a favor do aumento, os integrantes do futuro governo Lula querem conversar com a indústria e com integrantes do setor antes de promover qualquer mudança.

A intenção é alinhar os pontos para que haja produto disponível no mercado, com o percentual do combustível menos poluente.

Preço

Em junho deste ano, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) criticou a possível elevação da quantidade de biodiesel adicionada ao diesel para aumentar a disponibilidade desse combustível no país. A entidade alegou que a medida só beneficia a indústria de biodiesel, aumentando o preço do diesel e a quantidade consumida, poluindo mais e gerando inflação.

Foi também com o argumento de possível aumento do preço que o governo de Jair Bolsonaro (PL) manteve os 10% de acréscimo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas