Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

5 pontos para entender a decisão sobre a Selic a 13,75%

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgou hoje a ata da reunião em que decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgou hoje a ata da reunião em que decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano. Veja trechos do documento e a repercussão entre analistas do mercado.

1 - BC diz que situação no mundo piorou "A sinalização majoritária entre as autoridades monetárias é de um período prolongado de juros elevados para combater as pressões inflacionárias, o que requer maior cautela na condução das políticas econômicas também por parte de países emergentes", diz a ata.

Leia também

Na visão do BC, os juros vão continuar altos no mundo por um bom tempo por causa da inflação ainda elevada. A ata cita a crise envolvendo bancos nos EUA e na Europa, diz que a turbulência nos mercados requer monitoramento e que o ambiente externo segue marcado pela previsão de baixo crescimento.

2 - Inflação é alimentada pelas previsões "À medida que se projeta inflação mais alta à frente, empresas e trabalhadores passam a incorporar tal inflação futura em seus reajustes de preços e salários. Assim, há uma maior elevação de preços no período corrente, e o processo inflacionário é alimentado por essas expectativas", afirma a ata.

A inflação continua elevada no país e a incerteza em torno das projeções atualmente é maior do que o usual, segundo o BC. A ata lembra que as expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela última pesquisa Focus subiram e encontram-se em 6% e 4,1%, respectivamente, acima da meta.

3 - Regra de gastos pode facilitar queda da inflação "O Comitê destaca que a materialização de um cenário com um arcabouço fiscal sólido e crível pode levar a um processo desinflacionário mais benigno através de seu efeito no canal de expectativas, ao reduzir as expectativas de inflação, a incerteza na economia e o prêmio de risco associado aos ativos domésticos", diz a ata.

O comitê reconhece o compromisso do governo Lula com a apresentação de uma nova regra de controle das contas públicas. Mas diz que a regra deve funcionar de verdade ("arcabouço sólido e crível") e que seguirá acompanhando o desenho, a tramitação e a implementação da proposta. Também destaca que não há relação direta entre redução de inflação e a nova regra de gastos públicos. Isso porque a inflação é influenciada por outros fatores, como expectativa do mercado, projeções da dívida pública e preços em geral.

4 - Incertezas justificam decisão de manter juros altos

"O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas, que mostrou deterioração adicional, especialmente em prazos mais longos. O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado", afirma a ata.

O BC disse que a decisão de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano tem o objetivo reduzir a inflação para dentro da meta até 2024. A projeção do Copom para o IPCA de 2023, em seu cenário de referência, está em 5,8%. Para 2024, a projeção para o IPCA de 2023, em seu cenário de referência, está em 5,8%. Para 2024, a projeção para o IPCA está em 3,6%.

5- BC quer esfriar economia para cortar inflação "O Copom segue avaliando que a desaceleração econômica em curso é necessária para garantir a convergência da inflação para suas metas, particularmente após período prolongado de inflação acima das metas. Por fim, notou-se que as perspectivas de crescimento econômico não mudaram significativamente no período recente", afirma a ata. A desaceleração da atividade econômica e o maior aperto nas condições para a concessão de crédito seguem dentro do esperado, segundo o BC. A ata destaca que perspectivas de crescimento do PIB não mudaram significativamente no período recente e que a desaceleração econômica é necessária para garantir a tarefa de reduzir a inflação para a meta. Ata mantém tom duro, mas faz acenos, dizem analistas.

A ata do Copom serviu para atenuar, ainda que marginalmente, o tom duro do comunicado da semana passada. Naturalmente, ele não poderia recuar muito da postura recente, mais conservadora, uma vez que poderia prejudicar sua própria credibilidade, mas a ata foi sim um aceno, houve um nítido reconhecimento do trabalho realizado pela Fazenda Matheus Spiess, analista da Empiricus Research.

A ata manteve o tom duro, mas fez um aceno importante em reconhecer o esforço do governo, e pede paciência e cautela. O Copom fez um esforço grande em ser didático e claro sobre o que está impactando sua decisão de manter as taxas elevadas, que é principalmente o papel das expectativas de inflação Rachel de Sá, chefe de economia da Rico.

O Copom deixou claro que não alterará o plano de voo da política monetária enquanto não houver uma sinalização clara de ancoragem das expectativas em horizontes mais longos e uma redução do risco fiscal que passa por um novo arcabouço fiscal crível Gustavo Sung, economista-chefe Suno Reserach.

A diretoria do BC reforça a perspectiva que vai iniciar a queda da Selic se e somente se duas coisas acontecerem simultaneamente, a saber: queda mais forte da inflação corrente, e, ancoragem das expectativas de inflação. Acredito que estas condições não estarão presentes de maneira "clara" nas reuniões de maio e junho, logo o início de algum afrouxamento monetário deve ocorrer apenas no segundo semestre.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas