Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Corte de incentivos prejudica competição na indústria da cana, diz Sindaçúcar

Presidente de entidade, Pedro Robério Nogueira, afirma que encara medida do governo com preocupação

Após a decisão do Governo do Estado de suspender benefícios fiscais concedidos ao longo de anos ao setor sucroalcooleiro, o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL) expôs que a medida deve prejudicar a competitividade da agroindústria sucroenergética no mercado interno. ÀGazetaweb, o presidente da entidade, Pedro Robério Nogueira, afirmou que acompanha o cenário com preocupação.

Ele explica que a concessão dos benefícios é uma forma de compensar a elevada carga tributária incidente sobre a produção de açúcar e etanol em Alagoas. O volume em impostos, de acordo com o sindicato, é considerado um dos mais altos do país e estaria acima de estados produtores que atuam na mesma região, a exemplo de Pernambuco. Robério diz que este quadro tem dificultado o escoamento da produção no mercado local.

Leia também

"Os benefícios cancelados ou ainda existentes no Estado de Alagoas foram concedidos, ao longo dos anos, para assegurar a competitividade da agroindústria sucroenergética de Alagoas no mercado interno", destaca o presidente do Sindaçúcar-AL.

80 mil empregos

Ele reforça que o governo estaria ciente das dificuldades enfrentadas pelo setor sucroalcooleiro e que alternativas tributárias estavam sendo pensadas para preservar a competitividade mínima. Somente a indústria da cana gera cerca de 80 mil empregos diretos em Alagoas, segundo a entidade.

"O cancelamento foi realizado diante de dúvidas sobre se o mecanismo legal utilizado para a concessão desses benefícios em governos anteriores, através de decretos, estava correto. O atual governo de Alagoas, diante de processo que tramita na Procuradoria Geral da República, questionando a validade destes mecanismos e do entendimento de que estes benefícios deveriam ter sido concedidos através de legislação específica, optou pelo cancelamento", lamentou Robério.

Ele explicou que o sindicato "iniciou gestões junto a Secretaria da Fazenda e ao Gabinete do governador em busca de alternativas legais que assegurem os incentivos fiscais, nos mesmos patamares concedidos a empresas do mesmo setor em outros estados produtores, com o objetivo de assegurar a competitividade da indústria alagoana, a manutenção dos empregos e das riquezas geradas pelo setor mais importante da economia do Estado."

Medida

Na última segunda-feira, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) divulgou que o governo havia revogado, por meio de decretos, os benefícios fiscais concedidos ao setor sucroalcooleiro e às operações com produtos de informática e de produção estadual de refrigerantes. As normas corrigem benefícios excessivos conferidos em outras gestões. Para os estabelecimentos industriais fabricantes de açúcar de cana e álcool, ficou revogado o benefício que difere (adia) o pagamento do ICMS na importação do Álcool Etílico Anidro Carburante (AEAC).

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas