Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Conta de energia vai aumentar 6,5% em Alagoas para consumidores residenciais

Reajuste da conta de energia já é válido a partir da próxima segunda-feira; para as indústrias, o aumento será ainda maior, 13,03%

A energia elétrica vai ficar 6,53% mais cara para os consumidores residenciais de Alagoas a partir da próxima segunda-feira (3). O aumento da tarifa da Equatorial Energia foi autorizado nesta terça-feira (27) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A distribuidora de energia atende cerca de 1,17 milhão de unidades consumidoras no Estado.

Para as indústrias, o aumento será ainda maior, de 13,03%, já para empresas que usam energia de baixa tensão, o reajuste será de 7,02%. Atualmente, segundo a Aneel, os alagoanos pagam a quarta tarifa mais cara do Nordeste e a 52ª do Brasil. De acordo com balanço anual da Equatorial Alagoas, o lucro líquido da empresa atingiu R$ 453 milhões em 2020, um aumento de 30,5% quando comparado ao lucro de R$ 347 milhões registrado em 2019.

Leia também

O balanço anual da empresa aponta ainda que o volume de energia consumida pelos alagoanos no ano passado aumentou 9,8% em relação a 2019. Além disso, as perdas de energia dos últimos 12 meses encerrados no ano de 2020 caíram 6,6 pontos percentuais no ano, atingindo 26,6% da energia requerida.

Ao aprovar o reajuste da tarifa em Alagoas, a Aneel afirmou que o conjunto de ações tomadas pela agência para mitigar as tarifas colaborou para amenizar as tarifas e manter o reajuste em um dígito.

“A Aneel e o Poder Concedente, em conjunto com as demais entidades setoriais e em diálogo com as empresas e associações, desenvolveram ações para mitigar parte do aumento tarifário que se observaria neste ano. O objetivo é preservar a capacidade de pagamento do consumidor e, por consequência, a sustentabilidade econômico-financeira da cadeia que compõe o setor elétrico”, disse a diretora Elisa Bastos, relatora do processo de reajuste da Equatorial Alagoas.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas