Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Conta de energia fica 9,85% mais cara em Alagoas a partir desta quarta-feira

Para consumidores residenciais, o reajuste será de 8,96%

Os consumidores alagoanos vão pagar 9,85% em média mais caro pela conta de luz a partir desta quarta-feira (1º), quando entra em vigor o reajuste autorizado em abril, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para consumidores residenciais, o reajuste será de 8,96%. Já para a indústria, a nova tarifa terá um avanço de 11,68%.

De acordo com a agência reguladora, o cálculo do reajuste considera a variação de custos associados à prestação do serviço, os encargos de transmissão de energia e os custos gerenciados pela empresa para manter suas atividades.

Leia também

Em abril, a Equatorial Energia Alagoas havia solicitado uma revisão tarifária em que previa um aumento médio de 12,02% na conta de luz - 2,17 pontos percentuais a mais do que o autorizado pela Aneel -, sendo 11,36% para consumidores residenciais, e 13,74% para comércio e indústria.

A possibilidade de revisão das contas de luz da Equatorial Alagoas estava prevista nas regras da privatização da concessionária, que pertencia à Eletrobras. O assunto foi objeto de consulta pública conduzida pela Aneel entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março de 2020. Segundo a agência, os fatores que mais impactaram a revisão foram os custos das atividades de distribuição e transmissão de energia.

Em nota, a Equatorial informou à Gazeta que a última revisão periódica em Alagoas ocorreu em 2013. Já a seguinte estava prevista para 2017, mas não aconteceu, pois o contrato de concessão anterior, que previa revisões a cada quatro anos, venceu em 2016, e não foi prorrogado pela Eletrobras.

"A nova tarifa estava prevista para entrar em vigor em 03 de maio. Entretanto, devido ao cenário da pandemia de Covid-19, a Aneel postergou a aplicação do reajuste para 01 de julho", informou à equatorial, em nota. A companhia esclareceu ainda que a revisão tarifária extraordinária substitui o reajuste tarifário anual para os alagoanos, "e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020".

QUEDA

Segundo levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o consumo de energia em Alagoas nas distribuidoras da Eletrobras registrou a maior retração do País em abril e maio - meses impactados por quarentenas decretadas por governos e prefeituras para conter a disseminação do coronavírus. De acordo com os dados, o consumo no Estado recuou ,82% no bimestre.

Segundo reportagem do UOL, os setores comercial e industrial têm visto significativa retração na demanda em meio à pandemia, enquanto residências estão até consumindo mais, devido à opção de diversas empresas por colocar funcionários para trabalhar de casa.

O levantamento da CCEE mostra que somente em maio, a retração no consumo de energia eletríca em Alagoas atingiu 8%. Como a Gazeta de Alagoas mostrou, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 491,4 milhões para a Equatorial Energia Alagoas, como parte do plano de investimento da concessionária previsto até dezembro de 2023.

O empréstimo acontece em um momento crítico para o setor, que vem sofrendo com a queda do consumo industrial e comercial em decorrência dos efeitos econômicos da pandemia do Covid-19. Levantamento do BNDES mostra que a companhia foi prejudicada com o decreto do governo de Alagoas, que proibiu o funcionamento de indústria e comércio no Estado

RETRAÇÃO

Em todo o País, segundo CCEE, consumo de energia elétrica no país recuou 11% em maio, principalmente devido às medidas de isolamento social para combate à Covid-19. Em nota, a CCEE ressalta que os feriados adiantados para o período de 23/05 a 29/05 no país tiveram impacto pontual no consumo médio dos locais que aderiram à medida. A Bahia passou a liderar o ranking, com uma queda de 20%, seguida pelo Rio de Janeiro, onde a demanda recuou 19%. Completam a lista das cinco maiores reduções percentuais os estados do Rio Grande do Sul (- 17%), Espírito Santo (- 16%) e Mato Grosso do Sul (- 15%). Três estados tiveram alta no consumo: Pará (6%), Amapá (2%) e Maranhão (2%). "O aumento se explica pela elevação da demanda em algumas indústrias nesses estados, como alimentícia e a química", diz a CCEE, em nota.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas