
O governo federal está criando oportunidades reais para quem mais precisa, incentivando a geração de renda e a autonomia de famílias em vulnerabilidade por meio do programa Acredita no Primeiro Passo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
A iniciativa que melhora a economia inclui linhas de crédito produtivo, parcerias com iniciativa pública e privada para cursos de capacitação, apoio ao empreendedorismo popular e estímulo ao emprego formal para quem está no Cadastro Único.
Leia também
O programa integra o Plano Brasil Sem Fome, estratégia do governo federal para reduzir a pobreza, promover inclusão social e garantir segurança alimentar.
Podem participar pessoas entre 16 e 65 anos que tenham os dados atualizados no Cadastro Único. O programa dá atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas, que muitas vezes enfrentam mais dificuldades para conseguir oportunidades, segundo o MDS.
No Ceará, por exemplo, o programa de microcrédito do governo federal já realizou 108,9 mil operações até maio deste ano, totalizando R$ 1,3 bilhão em investimento.
E já está mudando a vida de muita gente na capital Fortaleza. Erinuza Barbosa, manicure e mãe de três filhos, viu no programa uma oportunidade de transformar a própria história e conciliar a maternidade com o trabalho.
Ela conheceu o Acredita no Primeiro Passo por meio de uma amiga e afirma que se não fosse o crédito recebido, não poderia oferecer um serviço de qualidade às clientes.
Leia mais no Metrópoles