Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Confiança dos empresários de Maceió aumenta no mês de agosto, diz pesquisa

Indicador subiu 21,1% na variação mensal, mas está 23,9% mais baixo na comparação anual

A pesquisa de Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) realizada em Maceió pelo Instituto Fecomércio AL, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostrou que houve um aumento de 21,1% no ânimo do empresariado no mês de agosto. Embora a variação mensal tenha sido boa, em termos anuais a confiança está 23,9% mais baixa.

De acordo com o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Felippe Rocha, o otimismo de agosto se deve à melhora das condições de curtíssimo prazo, curto prazo e nos investimentos até o final do ano.

Leia também

"Na primeira situação, temos um crescimento de 26,6%, cabendo destaque para uma melhora de 53,8% sobre as condições econômicas", observa. Avaliando o cenário, o economista ressalta que o boletim divulgado pela Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz AL) aponta uma alta de 16% na atividade econômica, com alta de 9% no varejo, "que deve ser explicada pela reabertura dos negócios, dos consumidores retornando à rotina de consumo e pelo adicional de R$ 1.045,00 do FGTS", conta Felippe.

No curto prazo, ou seja, nas expectativas econômicas até o final do ano, houve elevação de 22,9%, cabendo destaque para a percepção do empresário de melhora da economia brasileira em 29,9%. "Isso se deve a recuperação mensal apresentada desde julho no país", pondera Felippe.

Em relação aos investimentos, houve alta de 14,8% na variação mensal, com elevação expressiva de 31% na intenção de contratar novos funcionários. "Como no período de agosto a dezembro teremos pelo menos quatro datas comemorativas, a contratação de temporários aparenta vigor e aponta grandes chances de que temporários se tornem efetivos, diante da melhora da economia até o final do ano e da recuperação em 2021", analisa o economista.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas