Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > ECONOMIA

Confiança do Empresário do Comércio registra a melhor marca de 2022 em Maceió

Em ritmo de crescimento desde maio, indicador fechou o mês de julho com 128,9 pontos

Uma pesquisa do Instituto Fecomércio AL, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mensurou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) e sinalizou que o desempenho manteve o ritmo de crescimento iniciado em maio, quando registrou 114,4 pontos, e fechou o mês de julho com 128,9 pontos; o melhor desempenho de 2022 e, também, dos últimos oito meses na capital alagoana.

Na variação mensal, o índice aumentou cerca de 6%, saindo de 121,6 para 128,9 pontos. E na comparação de cenários, o movimento de recuperação do otimismo do empresariado também pode ser visto no país, pois de acordo com a pesquisa nacional da CNC, o índice de confiança avançou pelo quarto mês consecutivo, alcançando a marca de 123,1 pontos, representando um aumento de 1,5% ante o mês de junho.

Também foi registrada variação positiva nas subcategorias que compõem o indicador. Entre junho e julho, o subíndice que mais cresceu foi a de Intenções de Investimento, o qual 10,3%. Esse desempenho foi puxado pelo Indicador de Contratação de Funcionários, com variação positiva de 16,6%.

Artigos Relacionados

Para o assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Victor Hortencio, esses números podem representar um segundo semestre mais otimista para quem está procurando emprego. É que, segundo a pesquisa, 72,5% das empresas varejistas pretendem aumentar o número de funcionários nos próximos meses. “Esse dado confirma o saldo positivo de 905 postos de trabalho gerados só na capital alagoana, em junho, segundo números do CAGED”, diz.

Ainda de acordo com o economista, o segundo semestre traz outras perspectivas positivas, pois as maiores datas comemorativas do ano, a exemplo da Black Friday e do Natal, que geram uma expectativa importante para os empresários, não apenas em termos de faturamento, como também no planejamento de contratações, renovação de estoques e reformas nos estabelecimentos.

O subíndice Condições Atuais do Empresário do Comércio, considerado importante para o crescimento econômico, cresceu 4,7%. Um fator que pode ter impactado positivamente esse indicador foi o aumento de 50% do Auxílio Brasil, reforçando a renda de milhares de famílias brasileiras. “Todavia, é importante lembrar que, mesmo diante destas informações otimistas, teremos eleições no segundo semestre, o que pode gerar uma incerteza. Além disso, ainda vivemos uma conjuntura apertada de inflação alta e taxas de juros acima dos 10%”, avalia.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas